sexta-feira, 4 de julho de 2014

Curso de MBA em Marketing e Comunicação com o Mercado

O Curso de MBA em Marketing e Comunicação com o Mercado é um curso de Pós-Graduação Lato Sensu, que visa capacitar profissionais para atuarem em um ambiente complexo, de constantes mutações e de constantes aumentos de níveis de exigência em excelência empresarial.
Na atualidade, o mercado onde atuam as empresas está cada vez mais consciente, exigente e fragmentado, o que representa um verdadeiro desafio para os profissionais que precisam se comunicar com o mercado seja no sentido de desvendar seus desejos e necessidades, ou ainda, no sentido de atender, plenamente, a estes desejos e necessidades dos consumidores, através do oferecimento de valor de mercado.
Para isso, os gestores de comunicação e marketing necessitam cada vez mais de uma formação teórica consistente e de visão crítica do comportamento do mercado e das modernas formas de comunicação.
O MBA em Marketing e Comunicação com o Mercado, oferecido pela Faculdade Anglo-Americano, traz em sua grade curricular disciplinas focadas em metodologias e sistemas para mapear tendências mercadológicas, antecipando-se aos concorrentes e garantindo a criação de vantagem competitiva para gestores de empresas de diferentes naturezas e portes.


Objetivo Geral

Aprofundar conceitos e apresentar técnicas e ferramentas de marketing e de comunicação com o mercado atual para atingir os objetivos organizacionais de conhecer e de se relacionar, de forma excelente, com o mercado.


Objetivos Específicos

·         Proporcionar a tangibilidade de conceitos fundamentais de marketing e de comunicação com o mercado na realização de planejamento e de ações gerenciais;
·         Estimular o desenvolvimento de atitudes gerenciais compatíveis com o foco no mercado;
·         Capacitar para a gestão do processo de comunicação com os clientes e consumidores de organizações de diferentes portes e setores.


Carga Horária: 388 h/a

Público-alvo

Profissionais formados nas áreas de Administração, Comunicação Social, Publicidade e Propaganda, Psicologia e áreas afins.

Disciplinas

Módulo 01
1.       Processos e Planejamento nas Empresas (12h)
2.       Metodologia da Pesquisa (24h)
3.       Fundamentos da Gestão Financeira (12h)
4.       Fator Humano nas Organizações (12h)
5.       Benchmarking e Análise de Mercado e Tendências (24h)
6.       Conceitos e Técnicas de Comunicação com o Mercado (24h)
Módulo 02
7.       Comportamento do Consumidor e Segmentação do Mercado (28h)
8.       Desenho de Canais de Distribuição (12h)
9.       Marketing de Serviços e Business-to-Business (24h)
10.   Branding e Gestão da Marca (24h)
Módulo 03
11.   Processo criativo na Comunicação (12h)
12.   Marketing Direto e Planejamento de Vendas (24h)
13. Comunicação Integrada de Marketing (24h) – plano de marketing
14. Estratégias de Mídia (24h)
             Módulo 04
15.   Comunicação in store (24h) – marketing experimental, sensorial, loja conceito brand-experience, visual merchandising
16.   Marketing e Comunicação Digital e on line (24h)
17.   Comércio Eletrônico (24h)
18.   Marketing Social, Cultural e Esportivo (24h)
  1. Projeto Final (12)


Ementas


  1. Processos e Planejamento nas Empresas - Os primórdios da administração, apontando as influências de alguns antecedentes históricos; A evolução das teorias administrativas; Visão das Organizações da mecanicista a orgânica; Missão, visão e estratégia; Formas de organização do trabalho; Visão de processos; Novas configurações organizacionais.

2.       Metodologia da Pesquisa - A ciência e a produção do conhecimento científico, leitura e técnicas de estudo. Trabalhos científico‐acadêmicos e aplicabilidade de normas técnico‐científicas (ABNT). A pesquisa científica e a pesquisa científica em educação: abordagens, tipos e orientações metodológicas. O projeto de pesquisa e etapas para sua construção. Informática e Internet como ferramentas da pesquisa científica. O ensaio monográfico enquanto produção científica do trabalho de curso.
  1. Fundamentos da Gestão Financeira – Processos gerenciais de tomadas de decisões por meio de entendimento da inter-relação entre o desempenho financeiro e as ações planejadas ou tomadas em curso. Fundamentos de leitura e interpretação de demonstração financeira. Custo de tomada de decisões e fundamentos de planejamento financeiro.
  2. Fator Humano nas Organizações – tipos de cultura organizacional e vínculos estabelecidos entre grupos e indivíduos. As dimensões do comportamento organizacional. Aplicação dos conceitos à carreira profissional. Valorização do fator humano como essencial para o desenvolvimento institucional.
  3. Benchmarking e Análise de Mercado e Tendências A empresa inserida no contexto de cadeia de valor. A competitividade analisada, segundo o conceito de cadeia de valor. Definições Básicas. Tipos de Benchmarking. Exemplos de Benchmarking na indústria, comércio e serviços. Benchmarking em Gestão do Conhecimento. Benchmarking em vendas. A análise do mercado competitivo. O Posicionamento Competitivo. O gerenciamento estratégico orientado para o mercado.
  4. Conceitos e Técnicas de Comunicação com o MercadoConceitos e abordagens históricas do Marketing. Definições centrais de Marketing. Aplicações dos conceitos de marketing e comunicação institucional nas questões de negócios atuais. Análise e discussão dos principais aspectos teóricos e práticos da administração estratégica de comunicação e marketing. Gestão das variáveis controláveis do marketing e de comunicação empresarial.
  5. Comportamento do Consumidor e Segmentação do Mercado - O ambiente de Marketing. O mercado e sua visão de segmentação e posicionamento. Compreensão do comportamento do consumidor e do comprador organizacional. Fatores de influência e processo de decisão de compra. Os processos conscientes e inconscientes relacionados ao consumo. Fatores psicodinâmicos e psicossociais que influem no comportamento do consumidor. Metodologia da pesquisa em marketing. O mercado e sua visão de segmentação e posicionamento.
  6. Desenho de Canais de Distribuição - Conceito de Canal de Marketing; estratégias e estruturas de canal. Canais como Sistemas Competitivos. Seleção de Canais de Distribuição. Serviço ao Cliente. Relacionamentos entre Fornecedores e Clientes no Canal.
  7. Marketing de Serviços e Business-to-Business - O conceito de produto/serviço: características; serviços de uma atividade multifacetada e complexa. O consumidor de serviços, o funcionamento de serviços e o fornecedor de serviços. Dando forma à empresa prestadora de serviços. Estratégias competitivas alternativas. Satisfação do consumidor como uma estratégia competitiva. Dimensões do Marketing Business to Business.
    Formulação de estratégias no mercado industrial.
  8. Branding e Gestão da Marca - Estudo dos processos de construção e manutenção de marcas de produtos ou organizações. Princípios da administração da marca e visão holística do processo. Diferenciação de produtos e serviços. Ciclo de vida do produto. Matriz BCG.
  9. Processo Criativo na Comunicação – Conceitos de comunicação integrada e sua importância nas estratégias da empresa. Identificação e formulação da aplicação das ferramentas de comunicação. Etapas de planejamento, levantamento de informações, decisões estratégicas e métodos de avaliação de marketing de guerrilha e de estratégias diferenciadas e de inovação.
  10. Marketing Direto e Planejamento de Vendas - Aspectos gerais do orçamento de vendas. Previsão de vendas: quantidades, preço de venda, impostos e receita de vendas. Orçamento de Produção: estocagem, quantidades, exemplo de cálculos. Orçamento de Capacidade e Logística: recursos, restrições, orçamento de capacidade, capacidade de instalações e equipamentos, capacidade de mão-de-obra direta e de setores de apoio. Marketing direto e identificação e seleção de clientes.
  11. Comunicação Integrada de Marketing – Visão geral e atual do planejamento de marketing. Maximização dos resultados quando da divulgação da imagem organizacional desenvolvida com base no fortalecimento dos atributos da marca e ampliação do relacionamento com o cliente. Ferramentas do composto de comunicação: publicidade e propaganda, relações públicas e promoção e CRM. Marketing de permissão.
  12. Estratégias de Mídia – Conceitos de mídia e ferramentas disponíveis no mercado. Análise do papel e do meio de comunicação/ qualidade e rentabilidade do programa. Briefing e análise dos diferentes segmentos de mercado.
15.   Comunicação in store  – marketing experimental, sensorial, loja conceito brand-experience, visual merchandising. Construção de brand-equity em conformidade com a venda do produto.
16.   Marketing e Comunicação Digital e on line  - Conceitos de interação via internet e sua importância estratégica para a comunicação integrada de marketing. Tendências e avanços da tecnologia da informação. Ferramentas digitais. Mídias sociais digitais. Mobile marketing.
17.   Comércio Eletrônico - A Internet e os negócios. Surgimento da Internet comercial. A Internet e a estratégia das empresas.  Operações, tecnologia e segurança. Tecnologia de comércio eletrônico. Entendendo o público alvo – o consumidor on-line. Marketing em negócios na Internet. Segmentação, metas e posicionamento competitivo no ambiente da Internet. Impacto da Internet nos programas de marketing. Administração do esforço de marketing on-line.

18.   Marketing Social, Cultural e Esportivo – promoção e comunicação institucional. Princípios de responsabilidade social. Gestão de Associações de marcas. Desenvolvimento de campanhas institucionais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário