sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

XXIV CONGREPARH


Livro divulga tecnologias para desenvolvimento sustentável do Semiárido

Difundir tecnologias que possam melhorar a qualidade de vida do homem do campo. Este é o objetivo do livro "Difusão de Tecnologias Apropriadas para o Desenvolvimento Sustentável do Semiárido Brasileiro", que será lançado no dia 6 de fevereiro de 2014, na Embrapa Algodão (Campina Grande/PB).

O livro faz parte de um projeto financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que busca resgatar e disseminar tecnologias multidisciplinares já testadas, que sejam sustentáveis, de baixo custo e que possam ser facilmente adotadas para melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores rurais da região semiárida do Brasil.

O capítulo "Tecnologias para o uso pastoril sustentável da caatinga" foi escrito por Ana Clara Rodrigues Cavalcante, Francisco Eden Paiva Fernandes, Rafael Gonçalves Tonucci e Nilzemary Lima da Silva, todos da Embrapa Caprinos e Ovinos. Os autores abordam, de forma simples, tecnologias que podem ser utilizadas e quais os seus benefícios para o uso sustentável dos recursos naturais no semiárido brasileiro. Entre elas, as técnicas de raleamento, rebaixamento e enriquecimento da caatinga, o uso diferido do Capim-Massai em área enriquecida, além de pastoreio alternado, sistemas agrossilvipastoris e orçamentação forrageira.

Organizado por Demerval Furtado, José Geraldo Baracuhy e Paulo Roberto Megna Francisco, o livro conta com autores da Embrapa, do Instituto de Permacultura e Ecovilas da Mata Atlântica (Ipema), do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

O livro será distribuído para todos os assentamentos rurais da Paraíba, por meio do Incra, e pela internet, para todos os interessados. O download pode ser feito clicando aqui.

Serviço
Lançamento do livro "Difusão de Tecnologias Apropriadas para o Desenvolvimento Sustentável do Semiárido Brasileiro"
Data: 6 de fevereiro de 2014
Local: Auditório da Embrapa Algodão -- Campina Grande (PB)
Horário: 15 horas