quarta-feira, 11 de junho de 2014

Professor Aloísio fala sobre o curso de especialização em Ergonomia


A Faculdade Anglo-Americano oferece o inédito curso de especialização em Ergonomia, que é destinado aos profissionais formados em Desenho Industrial, Arquitetura, Engenharia de Produção, Fisioterapia, Enfermagem e Medicina. Será coordenado pelo professor Aloísio da Silva Lima, que em breve entrevista fala sobre a importância do curso.

Professor, quais os critérios que levaram a Faculdade Anglo-Americano a oferecer Ergonomia como novo curso ?
Prof. Aloísio - A Faculdade Anglo-Americano de Campina Grande acompanha muito bem as necessidades do seu mercado. Neste sentido identificou uma área de atuação interdisciplinar ainda não atendida pela concorrência e de grande repercussão social para o desenvolvimento de Campina Grande e mesmo da Paraíba, já que até hoje tal curso nunca foi oferecido em nível de pós-graduação e com tal profundidade. Ela percebeu de um lado a necessidade do mercado empresarial desta competência técnica fundamental para o sucesso concorrencial e de outro lado a oportunidade de congregar profissionais de origens diversas, os quais com a sinergia produzida pelo aporte das suas diferentes experiências profissionais bem direcionadas e tendo por base sólido conhecimento, pode gerar resultado de primeira grandeza.

O que há de novo nesse campo?
Prof. Aloísio
 - A Ergonomia congrega conhecimentos de várias áreas tradicionais tidas como Engenharias, Administração, Psicologia, Nutrição, Medicina, Fisioterapia, Educação Física etc. direcionando-as para a melhoria do projeto do produto e dos seus processos de trabalho. Neste sentido, incorpora, permanentemente, os novos conhecimentos produzidos naquelas áreas, bem como desenvolve o seu próprio conhecimento mediante a pesquisa aplicada em institutos especializados, ou nos estudos e projetos realizados nas empresas. A Ergonomia é uma ciência que evolui intensamente e sempre.

Quais são as características do curso de especialização em Ergonomia da Faculdade Anglo-Americano de Campina Grande?
Prof. Aloísio - Em primeiro lugar ele é o único até então oferecido em nosso estado. É um curso longo que se propõe a embasar solidamente aqueles que desejarem adquirir conhecimentos na área, preparando-os para desenvolvimento posterior condizente com as suas formações de graduação. Suas 30 disciplinas observarão atividades teóricas e práticas, inclusive com disciplina inteiramente prática, devendo ser realizado em 24 meses, que incluem a elaboração de monografia e defesa pública. Para os profissionais já graduados em especializações condizentes com a ergonomia, tais como Enfermagem, Medicina e Engenharia de Segurança, todos do Trabalho, será possível realizar aproveitamento de disciplinas, conforme solicitação, fundamentada por meio de documentação, apresentada à Coordenação do curso.
Seus objetivos são: aportar, por meio teórico e prático, conhecimentos adequados aos profissionais que lidam com o homem no trabalho de modo a projetá-lo, modelá-lo ou ajustá-lo às condições humanas, fazendo-o prazeroso e saudável; ou, ainda, àqueles que projetam ferramentas, instrumentos, máquinas, equipamentos ou processos de trabalho a serem utilizados por seres humanos, fazendo-os convenientes aos seus clientes.

Qual é o mercado de trabalho para o ergonomista?
Prof. Aloísio - A ergonomia deve estar presente em todos os produtos (apartamento, pia de cozinha, TV, computador, etc.) e em todos os processos de produção executados pelo homem, sejam de atividades braçais, intelectuais, ou mistas que é o mais comum. Daí, o mercado de trabalho é amplo e mundial, a meu ver dependendo mais do modo pelo qual o proponente se apresenta ao mercado que da demanda em si mesma. Parece-me que é uma contribuição que pode trazer grandes vantagens a quem a utiliza, pois é, inclusive, de observação obrigatória em todas as empresas segundo a Norma Regulamentadora nº 17 do Ministério do Trabalho e Emprego.

A quem interessa a formação de Ergonomista?
Prof. Aloísio - A Ergonomia é uma ciência relativamente nova, interdisciplinar, congregando conhecimentos de várias áreas tradicionais. Certamente interessa aos engenheiros, arquitetos, designers, administradores, mas, também aos psicólogos, nutricionistas, educadores físicos, fisioterapeutas, médicos, enfermeiros, advogados e mesmo, por exemplo, aos lingÃ?istas (da área de Letras), pois se torna necessário compreender as características da linguagem que estão presentes na comunicação laboral e que traduzem padrões culturais das sociedades onde se inserem.
É, então, uma ciência de integração de conhecimentos, até agora não vinculada a qualquer campo de conhecimento tradicional, utilizando-se, porém, das suas competências originais.

O que oferece para o aluno, a grade disciplinar do curso?
Prof. Aloísio - As disciplinas a serem cursadas são: Introdução à Ergonomia; A Atuação Profissional do Ergonomista; Sistemas de Produção; Bioestatística; Organização e Avaliação do Trabalho; Sociologia do Trabalho; Psicologia do Trabalho; Teorias do Aprendizado; Ergonomia Cognitiva; Antropometria e Biodinâmica Ocupacional; Ergonomia da Tarefa; Fisiologia do Trabalho; Contaminantes químicos; Qualidade do Ar; Conforto Térmico; Trabalho Sob Pressão Anormal; Iluminação; Ruídos e Vibrações; Radiações; Doenças Ocupacionais e Toxicologia; Nutrição Humana; Engenharia de Métodos; Diagnóstico Ergonômico do Sistema Homem – Tarefa – Máquina; Ginástica Laboral; Ergonomia do Ambiente Construído; O Trabalho dos Idosos; Bioética; Técnicas de Pesquisa e Redação de Monografias e Relatórios Técnicos; Técnicas de Pesquisa Experimental em Ergonomia; e, Estudo Ergonômico de um Posto de Trabalho. A monografia sugerida terá como conteúdo um projeto ergonômico do sistema homem – tarefa –máquina/ferramenta; ou seja, um relatório técnico de uma intervenção ergonômica.


Matrículas abertas. Informações sobre o curso:
Partage Shopping – 1° Piso. Campina Grande (PB)
Fones: (83) 3337-5493 # 3058-7000 # 8828-6461
Twitter: @Anglo_CG