sexta-feira, 1 de junho de 2012

Segurança do Trabalho

Publicado originalmente no Jornal da Paraíba, 23 de maio de 2012. 
Coluna JP Debate
 
"Segurança do Trabalho" por Fernando Leal

Meu envolvimento com o tema segurança do trabalho é antigo. Vem desde a participação em Cipa na empresa, passando pela docência na UFPB, no curso de especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho. Como professor convivi e me tornei amigo de muitos engenheiros e arquitetos. Não era uma disciplina técnica e muitos alunos questionavam a sua presença no currículo: Metodologia do Ensino, também chamada Didática do Ensino Superior. Mas esse questionamento era só até começar a matéria. Logo depois os alunos começavam a entender a sua importância no trabalho de segurança que eles desenvolveriam nas empresas. Na época tive a oportunidade de ensinar no Amazonas e em Alagoas, pois a UFPB, inicialmente com a coordenação do professor Antonio Villar, e em seguida da professora Bernadete Fernandes, levou esse trabalho para aqueles Estados. Mas isso já faz mais de 20 anos...

Curso de Extensão: Excel Avançado

Apresentação:
 
O Excel é certamente um dos programas responsáveis pelo sucesso do pacote Microsoft Office. Associado ao editor de textos Word, ao programa de apresentações de slides PowerPoint, o Excel apresenta características de integração fortes como: confecção e manipulação de planilhas eletrônicas, projeção de dados por meio de gráficos e slides, com avançados recursos de animação.

Objetivo:

 
O objetivo do curso de Excel Avançado é capacitar o aluno a utilizar os recursos básicos e avançados do Excel, possibilitando, através dos conhecimentos adquiridos, resultados concretos em planilhas e gráficos, incluindo desde o básico, intermediário, avançado, financeiro e formulários de cadastro.

Público:

 
Profissionais e pessoas de qualquer área, interessadas em desenvolver competências para desfrutar os recursos do Excel, de forma avançada.

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Curso de Extensão: Microsoft Excel Básico

Objetivo: O objetivo do curso é capacitar o aluno a utilizar todos os recursos básicos do Microsoft Excel.

Público: Este curso é destinado a todos os participantes que desejam obter maiores conhecimentos em planilhas, gráficos, etc.

Metodologia: Aulas práticas, em que cada conceito, após uma breve explanação teórica, é executado e configurado, através de exemplos dirigidos e exercícios práticos, reforçando o aprendizado.

Recursos:
•    Material Impresso;
•    Data show;
•    Aulas com um microcomputador por participante;

Carga Horária: 20 horas-aula;
 

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Cursos de Extensão: DESENHO ESTILÍSTICO DE MODA

Curso de Extensão - Desenho Estilístico de Moda 

Professora: Rosimere Ortega (Mestrado em Milão – Itália).

Objetivos:


- Desenvolver croquis do corpo humano e dos vestuários femininos, masculinos e infantis para montagem de Portfólio pessoal.
- Desenvolver e viabilizar a experimentação das habilidades criativas no desenvolvimento de projeto de coleção de moda. 


Objetivos específicos:


- Desenvolver as habilidades de desenho do aluno, proporcionando segurança e autonomia no desenho de moda;
- Desenvolver no aluno a capacidade de desenvolver coleções de moda com unidade temática.