segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Curso de Especialização em Ergonomia


Coordenador:  Professor Doutor Aloisio da Silva Lima
Objetivos:
Aportar, por meio teórico e prático, conhecimentos adequados aos profissionais que lidam com o homem no trabalho de modo a projetá-lo, modelá-lo ou ajustá-lo às condições humanas, fazendo-o prazeroso e saudável; ou, ainda, àqueles que projetam ferramentas, instrumentos, máquinas, equipamentos ou processos de trabalho a serem utilizados por seres humanos fazendo-os convenientes aos seus clientes. 

Público alvo:
Engenheiros, arquitetos, designers, psicólogos, fisioterapeutas, administradores e demais interessados em atuar profissionalmente na modelagem e correção do trabalho humano ou em projetos de utilidades humanas.

Carga horária: 432 horas
Dia da semana: domingo


                                                  
ESTRUTURA CURRICULAR
Disciplinas
Ementas
Carga Horária/
 CH
Título
01
Introdução à Ergonomia
História da ergonomia; disciplinas de base; áreas de estudo; principais correntes ergonômicas.
16hs. / 16
02
A Atuação Profissional do Ergonomista
Áreas de conhecimento afins à Ergonomia; as certificações e a Ergonomia; a observação ergonômica; concorrências e contratos; relatórios técnicos; deontologia profissional.
16hs. / 32
03
Sistemas de Produção
A teoria de sistemas; os sistemas de produção; os sistemas homem-tarefa-máquina; abordagem sistêmica em ergonomia.
16hs. / 48
04
Bioestatística

Importância da Bioestatística; Variáveis; População e Amostras; Apresentação dos dados em tabelas; Medidas de Tendência Central; Distribuição Normal; Correlação e Regressão; Risco Relativo / OddsRatio; Teste de Hipóteses; Exercícios Baseados em Evidências; Teste de Fisher; Teste t; Estadígrafo de Sandler; Análise de Variância (ANOVA); Escolha de Teste Estatístico; Testes Estatísticos não Paramétricos; Sensibilidades/Especificidade.
24hs. / 72
02
Organização e Avaliação do Trabalho
Trabalho, organização do trabalho e avaliação do trabalho – sua evolução na sociedade capitalista; modelos de organização do trabalho – da escola clássica aos paradigmas atuais; avanços tecnológicos e impactos organizacionais; mensuração do trabalho; formas de remuneração de mão-de-obra.
16hs. / 88
06
Sociologia do Trabalho
Abordagens sociológicas clássicas do trabalho; sistemas de posições e conflito na empresa; cultura e poder organizacional e novas formas de gestão empresarial; trabalhadores e sindicalismo; modelos teóricos da organização; organização e mudanças.
20hs. / 108
07
Psicologia do Trabalho
A personalidade; funções mentais superiores; o sentido do trabalho; a carga psíquica do trabalho; o indivíduo na organização: papéis e interações; motivação e condicionamento; vida afetiva nas organizações; moral e ética nas organizações; trabalho em equipe; liderança; seleção e desenvolvimento de pessoas; psicopatologia do trabalho.
20hs. / 128
08
Teorias do Aprendizado
Fundamentos epistemológicos da aprendizagem; A aprendizagem sob diferentes perspectivas teóricas; O sujeito psíquico e o aprender; Tópicos contemporâneos.
20hs. / 148
09
Ergonomia Cognitiva
Bases conceituais de Cognição: representação e modelos mentais, mapas cognitivos e tomada de decisão. Construção e resolução de problemas. A mediação cognitiva. Interfaces, erro humano e gestão do conhecimento. Confiabilidade e Erro humano. Formação e Treinamento. Linguagem e Trabalho. Cognição individual e coletiva. Características da atividade coletiva. Técnicas de registro, descrição e modelagem de atividades coletivas em situação. Simulação e Realidade Virtual. Projeto de Ajudas, de Interfaces, de Formação e Treinamento; Prevenção de Acidentes e Falhas. Atuação em ambientes dinâmicos e complexos (controle, logística, coordenação, cooperação).

32hs. / 180
10
Antropometria e Biodinâmica Ocupacional
Medidas e aplicações; gestos, posturas e movimentos de trabalho - medidas e aplicações.

16hs. / 196
11
Ergonomia da Tarefa
Zona Acional, Zona Interfacial e Prototipagem
20hs. / 216
12
Fisiologia do Trabalho
Visão; audição; sistema circulatório e cardiovascular; sistema respiratório; funções neuromusculares; metabolismo e ressíntese; sistema músculo-esquelético; esforço estático e dinâmico; trabalho mental; fadiga e pausa; cronobiologia e trabalho em turnos; organização dos ritmos profissionais.
20hs. / 236
13
Contaminantes químicos
Conceituação, classificação e ocorrência; limites de tolerância; técnicas de reconhecimento; contaminantes sólidos e líquidos: classificação e ocorrência, estratégia de amostragem e técnicas de avaliação, contaminantes gasosos: classificação, ocorrência, estratégia de amostragem e técnicas de avaliação; medidas de controle coletivo para agentes químicos; medidas de controle individual; atividades laboratoriais de avaliação de contaminantes, de aferição e determinação de vazão dos equipamentos de avaliação; riscos relativos ao manuseio, armazenagem e transporte de substâncias agressivas.
16hs. / 252
14
Agentes Físicos
Ventilação, conforto térmico, pressões anormais, iluminação, vibrações e ruídos e radiações.
28hs. / 280
15
Doenças Ocupacionais e Toxicologia
Conceituação e importância; relações entre agentes ambientais e doenças do trabalho; fatores oriundos das doenças do trabalho que influenciam a produtividade e o bem-estar do trabalhador; estudos das doenças do trabalho; doenças do trabalho causadas por agentes físicos, químicos e biológicos; doenças do trabalho na indústria e no meio rural; aspectos epidemiológicos das doenças do trabalho; estresse e Bournot. Agentes tóxicos; vias de penetração e eliminação dos tóxicos no organismo; mecanismo de proteção do organismo; absorção e metabolismo; mecanismo de desintoxicação; sistema enzimático; limites de tolerância biológicos; métodos de investigação toxicológica.
20hs. / 300
16
Nutrição Humana
Princípios básicos de nutrição. A nutrição dos jovens, adultos e idosos. A nutrição adaptada aos vários tipos de exercícios e horários de trabalho.
16hs. / 316
17
Engenharia de Métodos
Evolução da Engenharia de Métodos; Metodologias de resolução de problemas; Projeto de métodos de trabalho; Técnicas para registro e análise de trabalho; Análise de operações; Estudo dos micro-movimentos; Princípios de economia dos movimentos; Projeto de postos de trabalho; Engenharia de Métodos e Segurança.
16hs. / 332
18
Diagnóstico Ergonômico do Sistema Homem – Tarefa – Máquina
Análise da Tarefa; Entrevistas e Questionários; Verbalizações e Análise de Conteúdo; Análise de Posturas, Ritmos e Esforços; Diagnóstico Ergonômico; Recomendações Ergonômicas.
24hs. / 356
19
Ginástica Laboral
Princípios e aplicações práticas. Aspectos da promoção e manutenção da saúde do indivíduo no trabalho. Principais métodos de avaliação. Diagnóstico dos problemas de saúde relacionados aos esforços do trabalho. Benefícios para a empresa e para o trabalhador. Prescrição de exercício físico no ambiente de trabalho. Formas de implantação.
16hs. / 372
20
Bioética
Conceitos de moral e de ética. Fundamentação filosófica: princípios fundamentais da autonomia, beneficência, justiça e não-maleficência. Estudo das inter-relações existentes entre a Ética, a Moral e o Direito. Integridade do ser humano: pessoal, psicológica, corpórea e axiológica. Liberdade científica e 21responsabilidade científica. O Direito à informação e à confidencialidade das fontes.
16hs. / 388
21
Técnicas de Pesquisa e Redação de Monografias e Relatórios Técnicos
As classificações de pesquisa; Etapas da pesquisa; Revisão bibliográfica; Leitura, fichamento, resumo, citações e referências; Problema e hipóteses de pesquisa;
Levantamento de informações para pesquisas em Ergonomia; Projeto de pesquisa; Elaboração de artigos e monografia; Técnicas de apresentação.
16hs. / 404
22
Técnicas de Pesquisa Experimental em Ergonomia
Metodologias de Projeto e Ergonômica; Técnicas de Geração e Seleção de Alternativas; Técnicas de Avaliação e Decisão; Ergonomia Participativa: Algumas Técnicas; Projeto Ergonômico.
28hs. / 432


Total
432hs.

Monografia
Um Projeto Ergonômico do Sistema Homem – Tarefa –Máquina/Ferramenta: relatório técnico de uma intervenção ergonômica com ao menos 50 páginas de texto ilustrado em caso de análise ou redefinição de um posto de trabalho ou 40 páginas quando de projeto inicial.


Nenhum comentário:

Postar um comentário