terça-feira, 6 de agosto de 2013

EX-ALUNA DO MBA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS PARTICIPA DE PUBLICAÇÃO NACIONAL SOBRE COACHING

Graça Moreira, aluna da segunda turma do MBA em Gestão de Recursos Humanos, da Faculdade Anglo-Americano de Campina Grande, publica artigo resultante de sua monografia de conclusão da Pós-Graduação e relata a sua experiência.

"Uma especialização é enriquecedora e necessária, é importante também  escolher dentro da própria  área de formação para obtenção de êxito e coerência profissional. Neste sentido adentrei no MBA em Gestão de Recursos Humanos. Num contato telefônico com a Professora Cidulia Diva, procurando inteirar-me a respeito do curso, formulei   perguntas e suas colocações foram de grande valia para decisão e imediata matrícula. 



No início, como toda nova atividade,  estive bem animada e até motivava  outros, no decorrer dos dias, os afazeres diários e atividades antes assumidas pesaram como objeto de desanimo, cansaço e por momentos sobreveio o pensamento de desistir. Ainda bem que foi apenas por momentos... 


Perseverança é primordial para quem almeja crescer mais, se tem uma característica que sempre primei por ela foi a de ser determinada no que me proponho a fazer. Como Cristã  praticante, sempre ouso me “esforçar e ter bom ânimo” para que Deus seja comigo, pois a parte que nos compete Ele não fará.


Convém frisar que no ano  de 2012 me certifiquei como Personal e Professional Coach & Leader as Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching (SBC). Esta certificação foi a realização de um sonho e uma visão nova desta ferramenta de humanização para a vida pessoal e o mundo corporativo. 


Durante o período das    aulas eu já pensava qual seria o tema da minha monografia, havia uma ardente expectativa para realizar a mesma. Surgiu então, a convicção de aprofundar-me no referido tema em caráter acadêmico, abordando a importância da técnica de coaching em contexto histórico e cultural. Tão logo finalizei as disciplinas, dei início ao trabalho numa pesquisa bibliográfica e exploratória pelo entendimento de ser um assunto pouco abordado em nosso estado, se fez   necessário  bastante dedicação, pois  iria requerer leitura exaustiva a fim de compor um estudo clarificador , beneficiando a todos quantos despertem interesse pela área.


A Professora Josiplessis Marques,  foi a orientadora  responsável comigo por todo êxito, uma vez que sua  postura de manter-me  sempre atenta ao pensamento cientifico, foi diferencial de excelência. 


Coaching nas Organizações como Processo de Desenvolvimento para Lideranças, foi concluso e hoje consta na biblioteca da nossa Faculdade como material de pesquisa, o que me deixa feliz, esta felicidade estende-se à Faculdade Anglo Americano com especial destaque a coordenadora pedagógica Cidulia Diva e a bibliotecária Vanessa Alves, por serem participantes através de  apoio carinhoso e prontidão no servir.  


Simultaneamente à pesquisa, fui surpreendida com um convite da  Editora  Ser Mais  do estado de São Paulo, (que vem tendo  destaque  na especialização no Brasil com obras sobre  coaching),  para participar como escritora de um  livro que seria publicado em 2013.
Foi gratificante ver o fruto do meu trabalho com  possibilidade de maior expansão. Aceitei mais este desafio, contudo, considerando  minha certificação como Coach e  pesquisadora do assunto para monografia,  foi possível escrever com singela leveza.

O livro Coaching a solução está sendo vendidos nas melhores livrarias do país, em sites como submarino.com e da própria editora. O Brasil hoje tem conhecimento do livro através do lançamento em todas as capitais,  eu posso sorrir com a satisfação de dever cumprido. 
Meu capítulo no livro trata de: Coaching  nas organizações como processo de desenvolvimento para lideranças envolve autocoaching como diferencial para vencer!  ( pág 127, cáp 17). 


Concluo dando ênfase que a solução  sempre está na intenção que parte para ação, sempre que buscarmos nos entender ou  fazermos diferença para melhor, veremos que temos potencial que quando bem trabalhado produz resultados esperados. Liderar a si mesmo é fator determinante para construirmos o sucesso almejado e todo líder deve saber que inspiração é essencial, pois quem está inspirado tende a fazer melhor. Ouso com intrepidez inspirar você que ora este texto ler, deixando a sugestão para reflexão: não invente desculpas nem ande em procrastinação, crie suas metas e busque realização. Estamos na era do conhecimento e da informação, esta é a vez da gestão, mas é bom entender que a  arte de administrar inicia com administração pessoal, cuidar de si mesmo faz bem e evita muito mal".
(Graça Silva Moreira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário