quarta-feira, 24 de outubro de 2012

MBA em Gestão de Recursos Humanos - Projeto Pedagógico

Previsto para o dia 22 de novembro o início das aulas da turma V do MBA em Gestão de Recursos Humanos.



PROJETO PEDAGÓGICO

MBA EM GESTÃO
DE RECURSOS HUMANOS

 Apresentado por:
Prof. Alexandre Cesar Motta de Castro, Msc
Profa. Renata Herta Weiss, Msc
PROCOMPETENCE CONSULTORIA LTDA.

2012

1. Apresentação

            O MBA em Gestão de Recursos Humanosestá voltado para profissionais que atuam ou desejam atuar como gestores em organizações dos mais variados setores de atividade, e que buscam uma formação gerencial generalista por um lado, assim como procuram desenvolver competências específicas associadas àGestão de Pessoas, tanto em suas dimensões teóricas, quanto práticas.


      2. Relevância e Justificativa

            O ambiente de negócios tem se mostrado cada vez mais complexo. A concorrência nos mais diferentes mercados se apresenta de forma cada vez mais intensa, exigindo das organizações, empresariais ou não, um nível de profissionalização crescentede seus gestores para atender as suas necessidades.

Em um ambiente tão competitivo, as organizações não podem ser administradas por profissionais sem uma sólida base de conhecimentos e competências gerenciais.

A capacitação de gestores para organizações atuantes em segmentos diversos do mercado deve ocorrer como um processo contínuo capaz de provê-las de profissionais com aptidões gerenciais que complementem as competências técnicas existentes, formando assim um corpo de profissionais qualificados para garantir a excelência de sua gestão e que detenham uma clara visão de sua dimensão empresarial tanto quanto de seu papel na sociedade.

            Neste sentido, o MBA em Gestão de Recursos Humanospretende formar profissionais qualificados dotados dos conhecimentos práticos exigidos pelas organizações contemporâneas, oferecendo um curso que atenda aos requisitos de uma formação sólida e consistente, voltada para o desenvolvimento de competências e habilidades técnicas e gerenciais, tanto nas dimensões teóricas quanto práticas.

A estrutura do programaatende aos requisitos de uma formação abrangente, tornando o egresso um profissional apto a utilizar de forma integrada e sistêmica a tecnologia e as ferramentas necessárias para o melhor planejamento, gestão e controle da realização de atividades gerenciais em qualquer área de atuação.


3. Objetivos

            Desenvolver nos alunos as competências necessárias para a gestão e atuação em organizações de variados segmentos da atividade econômica, tornando-os aptos a desenvolver estratégias de ação eficazes e processos mais eficientes de gestão de pessoas, tanto em suas dimensões teóricas, quanto práticas, agregando valor à atividade fim destas organizações e contribuindo para melhorar a qualidade de vida de seus colaboradores e da sociedade em geral.


4. Concepção do Programa

O MBA em Gestão de Recursos Humanos apresenta em sua estrutura curricular disciplinas obrigatórias de formação específica e complementar e orientação do Trabalho de Conclusão de Curso, oferecidas em regime de aulas presenciais, de tal forma a proporcionar uma formação especializada de alto nível, sem abrir mão de uma abordagem abrangente sobre todos os principais subsistemas de gestão de pessoas.

5. A quem se destina

            Profissionais graduados em qualquer área do conhecimento que atuam ou desejam atuar como gestores ou executivos em organizações de diversos setores da atividade econômica, e que desejam desenvolver as competênciasnecessárias exigidas para uma gestão eficaz.

6. Perfil do Egresso

            Ao concluir o curso, o egresso terá desenvolvido um mapa de competências que lhe propiciaráo domínio dos principais processos e das melhores práticas para a gestão de pessoas em organizações de segmentos diversos.

O profissional egresso do curso que se pretende formar deve ser capaz de:

-       Identificar e analisar problemas;
-       Apreender, processar e mobilizar conhecimentos;
-       Planejar e organizar a ação.
 
O desenvolvimento de tais aptidões então se torna o fundamento necessário para a construção no profissional da competência de saber fazer, quando ele se mostra capaz de resolver problemas complexos relacionados aos conhecimentos que ele pode mobilizar.

De modo complementar, só quando este profissional desenvolve um conjunto mais amplo de habilidades comportamentais relevantes, tais como:

-       Habilidade de relacionamento interpessoal;
-       Proatividade e empreendedorismo;
-       Liderança e gestão da mudança.

ele terá desenvolvido as condições necessárias para tomar decisões mais eficazes, o que pode ser entendido pela aquisição da

-       Competência de saber agir, quando ele se mostra capaz de implementar e executar de forma bem sucedida soluções para os problemas identificados.

7. Organização Curricular
·         Fundamentos de Gestão Empresarial – 8.
·         Estruturas e Processos Organizacionais – 16.
·         Desenvolvimento de Competências Gerenciais e Empreendedoras – 16.
·         Planejamento Estratégicode RH – 16.
·         Comportamento Organizacional – 24.
·         Gestão por Competênciase Gestão do Conhecimento – 16.
·         Recrutamento e Seleção de Pessoas – 24
·         Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas – 24
·         Gestão de Cargos, Salários e Benefícios – 24.
·         Gestão de Carreira, Remuneração Estratégica e Retenção de Talentos – 24.
·         Avaliação de Desempenho – 24.
·         Endomarketing e Comunicação Empresarial – 16.
·         Qualidade de Vida, Higiene e Segurança do Trabalho –24
·         Gestão de Projetos em RH – 16.
·         Legislação e Relações Trabalhistas – 24
·         Gestão da Mudança, Clima e Cultura Organizacional – 16.
·         Negociação e Gestão de Conflitos – 16.
·         Ética e Responsabilidade Social – 16.
·         Metodologia Científica – 16.
·         Projeto Final – 8.
 

7. Ementário

Fundamentos de Gestão Empresarial
Ementa: Idéia e conceito de Organização. O ambiente das organizações. Desenvolvimento Organizacional.. Motivação e liderança nas organizações.
Bibliografia:
MAXIMIANO, A. Introdução à Administração. Atlas. São Paulo. 2000.
MOTTA, P. R. Gestão contemporânea: a ciência e a arte de ser dirigente. Record. Rio de Janeiro. 1991.
DRUCKER, P. Introdução à Administração. Pioneira. São Paulo. 1998.

Estruturas e Processos Organizacionais
Ementa: Princípios de Organização. Evolução das Estruturas Organizacionais. Gestão por Processos. Reengenharia de Processos. Dimensões do desempenho organizacional. Análise organizacional. Metodologias, técnicas e ferramentas de organização. Projeto de organização. Mudança Organizacional. Tecnologias gerenciais contemporâneas.
Bibliografia:
HAMMER, M. & CHAMPY, J. Reengenharia – revolucionando a empresa. Campus. Rio de Janeiro. 1994.
MINTZBERG, H. Criando organizações eficazes. Atlas. São Paulo. 1995.
OLIVEIRA, D.P.R. Sistemas, organização e métodos: uma abordagem gerencial. Atlas. São Paulo. 1998.

Desenvolvimento de Competências Gerenciais e Empreendedoras
Ementa: Competências e habilidade para uma gestão eficaz. Desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais para empreender novos negócios e projetos. Por que adotar uma postura empreendedora? Aonde empreender novos negócios? Teste de competências empreendedoras individuais. Como desenvolver competências empreendedoras. Tipos de empreendedorismo. Barreiras ao empreendedorismo. Como estimular os intra-empreendedores. Diferenciando administradores de empreendedores. Fontes de novas idéias e oportunidades.
Bibliografia:
III WAGNER & HOLLENBECK. Comportamento Organizacional. São Paulo. Saraiva. 2000.
DORNELAS, J.C.A . Empreendedorismo – transformando idéias em negócios. Rio de Janeiro. Campus. 2001.
QUINN, R.E., FAERMAN, S.R, THOMPSON, M.P & MCGRATH, M. Competências Gerenciais. Rio de Janeiro. Campus. 2003.

Planejamento Estratégico de RH
Ementa:Gestão Estratégica de Pessoas. Desafios e características. Análise do ambiente em suas dimensões externa e interna. Cenários. O alinhamento estratégico da gestão de Pessoas às estratégias organizacionais. Visão, missão, objetivos, estratégias, políticas, diretrizes, planos de ação. Estrutura e processos de gestão de pessoas orientados para o comprometimento com o negócio da organização. Implementação e avaliação dos resultados da gestão estratégica de pessoas. 
Bibliografia:
BITENCOURT, Claudia. Gestão Contemporânea de Pessoas: novas práticas, conceitos tradicionais. 2ª Ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.
LUCENA, M. D. D. S. Planejamento Estratégico e Gestão do Desempenho para Resultados. São Paulo: Atlas, 2004.
MOTTA, Paulo R.A Ciência e a Arte de Ser Dirigente. São Paulo: Record, 1997.
QUINN, Robert E. (et al); tradução de Cristiana de Assis Serra. Competências Gerenciais: princípios e aplicações. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.


Comportamento Organizacional
Ementa:O comportamento Organizacional. Valores, Atitudes, Percepção e Aprendizagem. Funções Gerenciais.Ética profissional e empresarial. Desafios e oportunidades. Poder e Liderança. Comunicação Organizacional. Trabalho de grupo. Trabalho em Equipe. Motivação. Cultura e o poder nas organizações. Clima Organizacional
Bibliografia:
BITENCOURT, Claudia. Gestão Contemporânea de Pessoas: novas práticas, conceitos tradicionais. 2ª Ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.
STEFHEN, P. ROBBINS. Comportamento organizacional. Prentice Hall. São Paulo. 1999
SLATER, L. Mente e cérebro: dez experiências impressionantes sobre o comportamento humano. Rio de
Janeiro: Ediouro, 2004.


Gestão por Competências e Gestão do Conhecimento
Ementa:Desenvolvimento Organizacional e Individual. Gestão do Conhecimento. As organizações do conhecimento: contextualização, conceitos e características. O valor da informação e do conhecimento nas organizações. O conhecimento como vantagem competitiva. Aspectos fundamentais sobre aprendizagem e inovação nas organizações. O capital intelectual.Os processos de compartilhamento e difusão do conhecimento nas organizações. Os modelos Gerenciais: o modelo de gestão de competências. Mapeamento e descrição de competências. Certificação de competências. A gestão de pessoas por competência. 
Bibliografia:
ANGELONI, M.T. (org.).Organizações do conhecimento: infra-estrutura, pessoas e tecnologia. São Paulo: Saraiva, 2002. 
BITENCOURT, Claudia. Gestão Contemporânea de Pessoas: novas práticas, conceitos tradicionais. 2ª Ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.
FLEURY, M. T. L.; OLIVEIRA Jr., M. de M. (org.). Gestão estratégica do conhecimento: integrando aprendizagem, conhecimento e competências. São Paulo: Atlas, 2001.
GRAMIGNA, Maria Rita. Modelo de Competências e Gestão de Talentos. São Paulo: Pearson, 2007.


Recrutamento e Seleção de Pessoas
Ementa: Análise do Mercado de Trabalho. Necessidade Estratégica de Pessoas. Planejamento do Trabalho. Processo de Recrutamento e Seleção. Técnicas de Seleção. Testes e processo seletivo. Integração do novo empregado. Marketing Pessoal.Outplacement.
Bibliografia:
CHIAVENATO, Idalberto. Planejamento, recrutamento e seleção de pessoal. 5ª Edição. São Paulo: Atlas, 2004.
CARVALHO, Ieda Maria V.; PASSOS, Antônio Eugênio V. M.; SARAIVA, Suzana B.C. Recrutamento e Seleção por Competências.Rio de Janeiro: FGV Editora, 2008.
PONTES, Benedito R. Planejamento, recrutamento e seleção de pessoal. 4ª Ed. São Paulo: LTR, 2004


Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas
Ementa:Desenvolvimento de Pessoas. Treinamento. Identificação de Necessidades de Treinamento. Desenho de Programas de Treinamento. Novas Tecnologias para Educação, Treinamento e Comunicação. Treinamento à Distância e suas Implicações.Avaliação dos resultados do treinamento. Retorno do investimento em treinamento. Educação Corporativa. Programa de Trainees -- Banco de Talentos.
Bibliografia:
BOOG, Gustavo&Magdalena. Manual de Treinamento e Desenvolvimento. São Paulo: Pearson, 2007.
BURGOYNE, M. J.; ARAÚJO, L. Aprendizagemorganizacional e organização de aprendizagem. São
Paulo: líder, 2001.
CHIAVENATO, Idalberto. Treinamento e Desenvolvimento de recursos humanos: como incrementar talentos na empresa. 7ª Ed. Barueri, SP: Manole, 2009.



Gestão de Cargos, Salários e Benefícios
Ementa:A estrutura e o desenho de cargos. Avaliação e classificação de cargos. Definição de perfil técnico e comportamental. Gestão de Salários e Benefícios.Pesquisa e política salarial: montagem, coleta, triagem, tabulação e divulgação. Enquadramento e Implantação. Manutenção e Acompanhamento. Plano de benefícios sociais. Previdência complementar. Participação acionária.
Bibliografia:
BITENCOURT, Claudia. Gestão Contemporânea de Pessoas: novas práticas, conceitos tradicionais. 2ª Ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.
CHIAVENATO, Idalberto. Remuneração, Benefícios e Relações de Trabalho: como reter talentos na organização. 6ª Ed. Barueri, SP: Manole, 2009.
MARRAS, Jean Pierre. Administração da Remuneração: remuneração tradicional e estratégica. São Paulo: Pinoeira Thomson Learning, 2002.


Gestão de Carreira, Remuneração Estratégica e Retenção de Talentos
Ementa:Planejamento e planos de carreiras. Remuneração Tradicional Remuneração Estratégica. Modelos de remuneração estratégica. Balance Scorecard. Avaliação de desempenho. Aspectos legais da remuneração. Identificação, preparaçãoe retenção de talentos.
Bibliografia:
BITENCOURT, Claudia. Gestão Contemporânea de Pessoas: novas práticas, conceitos tradicionais. 2ª Ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.
CHIAVENATO, Idalberto. Remuneração, Benefícios e Relações de Trabalho: como reter talentos na organização. 6ª Ed. Barueri, SP: Manole, 2009.
MARRAS, Jean Pierre. Administração da Remuneração: remuneração tradicional e estratégica. São Paulo: Pinoeira Thomson Learning, 2002.


Metodologia Científica
Ementa:A natureza da Ciência e da Pesquisa científica. O Paradigma da Ciência e da Pesquisa. A Pesquisa e a crise dos Paradigmas da Ciência. A Pesquisa Experimental e a não Experimental. Os Estudos: Bibliográfico, Exploratório, Descritivo e Experimental. Métodos usados em Pesquisa: Qualitativo e Quantitativo. O Problema de Pesquisa, as Hipóteses e as Variáveis. O Projeto e o Relatório de Pesquisa: Principais Etapas. Elaboração de um Projeto de Pesquisa.
Bibliografia:
VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração. São Paulo. Atlas. 2004.
DEMO, Pedro. Introdução à metodologia da ciência. São Paulo. Atlas. 1995.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisas. São Paulo. Atlas. 1996.

Avaliação de Desempenho
Ementa:O comportamento humano nas organizações: modelo explicativo do comportamento; teorias da motivação no trabalho, percepção, feedback e valores humanos. Aspectos que influenciam o desempenho. Gestão e Avaliação de Desempenho: evolução, conceitos e usos, Métodos tradicionais de Avaliação de Desempenho. Elaboração de sistemas de Gestão/Avaliação de Desempenho. Estratégicas de implantação de sistemas de Gestão/Avaliação de Desempenho. Métodos atuais: Avaliação de desempenho baseada em resultados e Avaliação de desempenho baseada em Competências. Gestão de Desempenho.
Bibliografia:
LEME, Rogério. Avaliação de desempenho com foco em competências: a base para a remuneração por competências. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2006.
LUCENA, M. D. D. S. Planejamento Estratégico e Gestão do Desempenho para Resultados. São Paulo: Atlas, 2004.
ROCHA, Eduardo Peixoto. Feedback 360graus: uma ferramenta para o desenvolvimento pessoal e profissional. São Paulo: Alínea, 2001.


Qualidade de Vida, Higiene e Segurança do Trabalho
Ementa: Conceitos de qualidade de vida, higiene e segurança do trabalho. Avaliação e controle de risco. Estatística e custo dos acidentes Acidentes e doenças de trabalho: definições legais, situação brasileira e mundial. Segurança do trabalho: proteção contra incêndio, explosões, choques elétricos, sinalização de segurança, equipamentos de proteção coletiva e individual. EPI (Equipamento e proteção individual) e EPC (Equipamento de proteção coletiva). Normalização e legislação de Segurança do Trabalho. Arranjo físico.Higiene do trabalho: agentes físicos, químicos e biológicos.
Bibliografia:
MORAES, G. A. Legislação de Segurança e Saúde Ocupacional. Rio de Janeiro: Gerenciamento Verde Editora e Livraria Virtual, 2007.
Zocchio, Álvaro. Segurança e Saúde no Trabalho. Editora LTR, 2001.
Pereira Filho, H. do V., Pereira, V. L. D. e Pacheco Jr, W.. Gestão da Segurança e Higiene do
Trabalho. Editora: ATLAS, 2000.


Gestão de Projetos em RH
Ementa:Introduçãoao PMBOK (Project Management Body of Knowledge). Definição de projeto. Elaboração de um projeto. Como gerenciar projetos. As áreas de conhecimento do gerenciamento de projetos. Processos de gerenciamento de projetos. Fases e ciclo de vida do projeto. Relacionamento com outras disciplinas gerenciais. Projetos na área de RH.
Bibliografia:
DINSMORE, PAUL etalli. Como se tornar um profissional em gerenciamento de projetos. Qualitymark. Rio de Janeiro. 2009.
PHILLIPS, J.PMP – Project Management Professional: guia de estudos. Elsevier. Rio de Janeiro. 2004.
PMIMG. PMBOK 2009. PMI CAPÍTULO MINAS GERAIS. Belo Horizonte. 2009.


Legislação e Relações Trabalhistas
Ementa:Conceito e Fontes do Direito do Trabalho. Relações do Direito do Trabalho com outros ramos do Direito. Contrato Individual de Trabalho. Segurança e Medicina do Trabalho. Direito dos Trabalhadores. Organização Sindical. Organização da Justiça do Trabalho. O Contrato de Trabalho e a cidadania; a individualização das relações sociais. A relação de emprego. O contrato. As associações. As convenções coletivas do trabalho. A previdência Social. Consolidação das Leis do Trabalho: formas de consultar, de analisar e de interpretar. CLT, FGTS e cooptação da classe trabalhadora.
Bibliografia:
ANDRADE, E. G. L. de. Curso de direito do trabalho. Rio de Janeiro: Saraiva, 1992.
BRASIL. Consolidação das leis do trabalho e legislação complementar. São Paulo: Atlas, 1993.
CAMPANHOLE, Adriano. Consolidação das Leis dos Trabalhos e Legislação Complementar. 89ª Edição.
São Paulo, Editora Altas, 1993.


Negociação e Gestão de Conflitos
Ementa: Negociação como instrumento gerencial. Principais tipos e modelos de negociação. Planejamento e organização. Estratégias e táticas de negociação. Maximização de resultados/relacionamento com as partes. O uso da informação, do tempo e do poder.
Bibliografia:
STEFHEN, P. ROBBINS. Comportamento organizacional. São Paulo. Prentice Hall. 1999.
QUINN, R.E., FAERMAN, S.R, THOMPSON, M.P & MCGRATH, M. Competências Gerenciais. Rio de Janeiro. Campus. 2003.
URY, WILLIAM. O Poder do Não Positivo. Elsevier. Rio de Janeiro. 2007.
--------------------. Como Chegar ao Sim. Imago. Rio de Janeiro. 2005.

Endomarketing e Comunicação Empresarial
Ementa:Conceitos de endomarketing e comunicação empresarial. O papel do endomarketing. O endomarketing como estratégia de gestão. A comunicação nas organizações. Tipos de comunicação. A gestão da comunicação empresarial como diferencial competitivo. Aplicações do endomarketing. Relação entre endomarketing, comunicação interna e estratégia de mercado.
Bibliografia:
KINICKI, Angelo. E KREITNER, Robert. Comportamento organizacional. São Paulo. McGraw-Hill, 2006
QUINN, R.E., FAERMAN, S.R, THOMPSON, M.P & MCGRATH, M. Competências Gerenciais. Rio de Janeiro. Campus. 2003.
VIEIRA, Roberto Fonseca. Comunicação organizacional: gestão de relações públicas. Rio de Janeiro: Mauad, c2004
CERQUEIRA, Wilson. Endomarketing: educação e cultura para a qualidade. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2002.


Gestão da Mudança, Clima e Cultura Organizacional
Ementa:Gestão da mudança. A necessidade e o ambiente de mudança. Resistência às mudanças. Cultura Organizacional. Fatores Formadores da Cultura Organizacional. Transmissão da Cultura Organizacional. Tipos de Cultura Organizacional.O desafio da Mudança Cultural. Desenvolvimento da Cultura Organizacional.Definição de Clima Organizacional. A Interface entre Clima e Cultura Organizacional. A Importância do Clima Organizacional. Atitudes no Trabalho. Satisfação no Trabalho. Efeitos da Satisfação no Trabalho. Diagnóstico de Satisfação no Trabalho. Pesquisa de Clima Organizacional. Variáveis Formadoras do Clima Organizacional. Planejamento da Pesquisa de Clima Organizacional. Análise da Pesquisa de Clima Organizacional. Plano de Ação para a Melhoria do Clima Organizacional.
Bibliografia:
GRIFFIN, R. W.; MOORHEAD, G. Fundamentos do Comportamento Organizacional.São Paulo: Editora Ática, 2006.
QUINN, R.E., FAERMAN, S.R, THOMPSON, M.P & MCGRATH, M. Competências Gerenciais. Rio de Janeiro. Campus. 2003.
STEFHEN, P. ROBBINS. Comportamento organizacional. São Paulo. Prentice Hall. 1999.
URY, WILLIAM. O Poder do Não Positivo. Elsevier. Rio de Janeiro. 2007.
--------------------. Como Chegar ao Sim. Imago. Rio de Janeiro. 2005.


Ética e Responsabilidade Social
Ementa:Responsabilidade Social Empresarial. Investimento Social. Ética Empresarial. DesenvolvimentoSustentável. Terceiro setor, Marketing social, gestão socialmente responsávelTerceiro Setor: Emergência do Terceiro Setor e as conseqüências do fenômeno da mobilização dasociedade civil na dinâmica mundial. Gestão de Pessoas. Voluntariado e oportunidades de trabalho no setorsocial. Cidadania Empresarial e Responsabilidade Social. Gerenciamento de projetos sociais e estruturas eorganizacionais inovadoras. Marketing Social e Estratégias de Comunicação no contexto das organizaçõesdo terceiro setor. Desenvolvimento Sustentável (Meio Ambiente).
Bibliografia:
SROUR, R. H. ÉticaEmpresarial: o ciclo virtuoso dos negócios. 3ª Ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.
MELO NETO, Francisco Paulo de; FROES, César. Gestão da responsabilidade social corporativa: o caso
brasileiro. 2.ed. Rio de Janeiro : Qualitymark, 2004.


Projeto Final
Ementa:A natureza da Ciência e da Pesquisa científica. O Paradigma da Ciência e da Pesquisa. A Pesquisa e a crise dos Paradigmas da Ciência. A Pesquisa Experimental e a não Experimental. Os Estudos: Bibliográfico, Exploratório, Descritivo e Experimental. Métodos usados em Pesquisa: Qualitativo e Quantitativo. O Problema de Pesquisa, as Hipóteses e as Variáveis. O Projeto e o Relatório de Pesquisa: Principais Etapas. Elaboração de um Projeto de Pesquisa.
Bibliografia:
VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração. São Paulo. Atlas. 2004.
DEMO, Pedro. Introdução à metodologia da ciência. São Paulo. Atlas. 1995.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisas. São Paulo. Atlas. 1996.


8. Metodologia

A metodologia de ensino é baseada na integração de uma sólida abordagem teórica com a aplicação de estudos de casos, dinâmicas e simulações de situações práticas experimentadas no mundo do trabalho dos profissionais envolvidos com gestão de organizações em geral.

As atividades de formação prática realizadas no ambiente da sala de aula são ainda complementadas por atividades realizadas em laboratórios de informática e por atividades complementares como palestras, workshops, seminários, etc., cuja finalidade é promover uma aproximação ainda mais estreita do aluno com o cotidiano das organizações, estimulando sua participação mais ativa no processo de ensino-aprendizagem, desenvolvendo sua capacidade de análise crítica e auxiliando-o na construção da competência de saber fazer que o tornará um profissional diferenciado neste mercado.

É esta combinação de diferentes instrumentos que caracterizam o processo de ensino-aprendizagem proposto que tornam a metodologia empregada mais eficaz e mais apta a produzir melhores resultados na formação profissional dos alunos.

9. Sistema de Avaliação da Aprendizagem

As diferentes disciplinas do curso fazem uso de um sistema de avaliação da aprendizagem discente que privilegia a realização de provas individuais realizadas ao final de cada disciplina combinadas com atividades realizadas em sala de aula. Se nas avaliações o aluno obtiver nota menor que 7 (sete), deverá realizar nova avaliação, a ser agendada pela Coordenação da Faculdade.

10. Corpo Docente

O corpo docente do MBA em Gestão de Recursos Humanos é composto por professores especialistas, mestres e doutores, com larga experiência profissional nas áreas em que atuarão como docentes. Trata-se de um conjunto de professores com larga experiência docente, e também dotados de ótima experiência profissional necessária no processo de construção das competências e habilidades que este projeto se propõe a desenvolver em seus alunos.

11. Carga horária

360 horas, oferecidas em regime presencial.

12. Responsáveis pela Concepção e Gestão do Projeto

Alexandre César Motta de Castro         
Mestre em Administração com ênfase em planejamento organizacional e gestão de recursos humanos pela PUC Rio. MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV / RJ. Economista pela PUC Rio. Possui 10 anos de destacada experiência profissional em cargos de coordenação e direção de importantes Instituições de Ensino Superior. Professor de cursos de graduação e pós-graduação em disciplinas das áreas de Marketing, Recursos Humanos, Planejamento Organizacional e Gerenciamento de Projetos. Vivência como facilitador em programas de treinamento e desenvolvimento de competências e habilidades técnicas e gerenciais. Experiente na implementação de projetos de consultoria em gestão de recursos humanos e organização de empresas.

Renata Herta Weiss
Mestre em Administração pela FGV / RJ. Bacharel em Ciências Econômicas pela UERJ. Exerce a função de docente em cursos de graduação e pós-graduação em Instituições de Ensino Superior desde 1999. Vivência como facilitadora em programas de treinamento e desenvolvimento de competências e habilidades técnicas e gerenciais. Possui cerca de 7 anos de experiência em funções de coordenação acadêmica e operacional de importantes Instituições de Ensino Superior, participando ativamente de equipes de desenvolvimento de novos projetos. Possui experiência relevante na concepção e implementação de projetos didático-pedagógicos de cursos de Graduação, Superiores de Tecnologia e de Pós-graduação. 


Mais informações: 
Telefones: (83)3337-5493/8828-6461/9983-0505
E-mail: recepcao.fcg@angloamericano.edu.br


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