terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Cursos de Extensão


Informamos que o início das aulas do curso de Elaboração de Projetos para Captação de Recursos e Marketing Político está previsto para o dia 04 de março de 2012, sendo que as matrículas deverão ser feitas até o dia 25 de fevereiro.

Detalhes dos cursos:

Elaboração de Projetos para Captação de Recursos

Apresentação

Atualmente, a gestão de convênios vem sendo executada através de parcerias entre instituições que têm por prevalência o conhecimento nas áreas de projetos e captação de recursos. É notório, o crescente avançar de comissões de trabalho que beneficiam a sociedade, sejam as de caráter público (que anexam chamadas de Editais sem retorno de investimentos - recursos sem contrapartida - ou privados que envolvem avaliação de custo – benefício). Neste ínterim, entra em voga a prática da elaboração de projetos, que funcionam hoje como veículos de transparência e que articulam o planejamento com a execução de recursos.
De 1998 aos dias atuais, os diferentes sistemas de intervenção pública chamam atenção para uma tentativa de unir os meandros técnicos às necessidades sociais, as quais chamamos de demanda induzida de recursos, através de Editais. Dispomos de eficazes meios de informação que aliam a Economia, a Contabilidade, Direito e as diversas áreas das Engenharias e Ciências Médicas, dentro de um panorama transdisciplinar que envolvem trabalho e retorno social dos recursos públicos. Logo, por estes logros, se justifica a temática deste curso.

Objetivo Geral:

Capacitar servidores administrativos, administradores e gestores públicos orientando-os, através de uma forma de prospecção de recursos junto aos órgãos de financiamento: estaduais, federais ou particulares, na intenção de elaborar propostas – projetos para captação de recursos e gerenciamento dos projetos aprovados, através de abordagens sob como celebrar convênios e participar de editais efetivamente.

Objetivos Específicos:

- Estimular a consulta de editais;
- Abordar a importância dos editais de fomento para as instituições;
- Conhecer a ABCR;
- Conhecer o portal de convênios;
- Conhecer as diferentes instituições e portais de cooperação para celebração de convênios;
- Conhecer o SINCOV;
- conhecer as ferramentas contábeis de prestação de contas e estimação de preços e procedimentos técnicos.

Programa Síntese:

- Elaboração de Projetos: Introdução, objetivos e metodologias atinentes às propostas e conhecimento dos editais;
- Prospecção e análise de projetos;
- Editais e instituições de fomento;
- Manejo de ferramentas contábeis;
- Cadastro no ABCR;
- Cadastro no Portal de Convênios;
- Simulação de Projetos.

Público:

Profissionais encarregados da elaboração de projetos em Prefeituras, associações, fundações, empresas públicas e/ou privadas e ONGs que necessitam captar recursos para suas organizações. Técnicos que exerçam funções de planejamento e elaboração de projetos.

Carga Horária: 40 horas aula
Dia da Semana e Horário: Domingos, das 08h00 às 12h00 e das 14h00 às 18h00.
Início: 04 de março de 2012.
Valor: 2(duas) parcelas de R$ 100,00
Plano de descontos:
Grupos: 2 a 5 pessoas = 10% para cada participante
              A partir de 6  = 20% para cada participante

Certificado:
Ao término do curso, o aluno terá direito ao certificado, contanto que sua participação tenha sido de, no mínimo, 75% da carga horária do curso.
 
Ministrante: 
Sílvio Marcos Lima de Carvalho – Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Mestrado em Economia - Área Investimentos & Empresas pelo PIMES-UFPE e Analista de Projetos - Banco do Nordeste do Brasil.

 
Curso de Marketing Político

Objetivo: Promover o conhecimento do conceito de Marketing Político e a análise do mesmo, em relação à sua aplicabilidade local, por parte de candidatos, assessores, jornalistas e demais profissionais da área, proporcionando habilidades básicas para o planejamento, execução e avaliação de campanhas políticas.

Público: Pré-candidatos, assessores, jornalistas, cabos eleitorais, estudantes e demais profissionais da área.

Conteúdo Programático:

    * O que é Marketing?
    * Definição de Marketing Político
    * Maquiavel e o posicionamento da imagem do político
    * Posicionamento estratégico para candidatos
    * Introdução a Pesquisas Eleitorais
    * Divulgação e comunicação – estratégias eficazes
    * Propaganda Política
    * Marketing Governamental/Pós-Eleitoral
    * Como lidar com a imprensa: dicas para relacionamento com profissionais de rádio, jornal, internet e TV
    * Cases de Marketing Político
    * Planejamento de Campanhas Políticas.
    * 

Duração: 48 horas/aula

Dia da Semana e Horário: Domingos, das 08h00 às 12h00 e das 14h00 às 18h00.

Valor: 2 parcelas de R$ 150,0

Docente:
Professora Carolina Barroca da Rocha, Mestrado em Administração, na área de Marketing, pela UFPB; Professora do MBA em Gerenciamento de Projetos, das Faculdades Integradas Anglo-Americano de Campina Grande; Professora de Marketing, no Curso de Administração do UNIPÊ e do curso de Comunicação, da UFPB.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário