quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

O Professor Doutor Napoleão Beltrão foi agraciado com Prêmio Mérito Rural

O chefe-geral da Embrapa Algodão, Napoleão Beltrão, foi agraciado com o Prêmio Mérito Rural, na categoria Pesquisa e Ensino, pela Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (Faepa) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural da Paraíba (Senar-PB), com o apoio do Sebrae. A solenidade de premiação aconteceu no último dia 6, no auditório do Shopping Sebrae, em João Pessoa. Na ocasião, foram entregues medalhas a 11 agraciados nas categorias: Agroindústria; Produtor Rural; Pesquisa e Ensino; Lideranças; Formação Profissional Rural e Prêmio Henrique Vieira de Albuquerque Melo, condecoração especial concedida a uma pessoa que tenha se destacado por uma atuação decisiva na agropecuária paraibana.

O Prêmio Mérito Rural foi criado para reconhecer e premiar os esforços de profissionais e empresas em diversas categorias, que tenham se destacado pela realização de relevante trabalho em prol do desenvolvimento agropecuário da Paraíba, de forma social, econômica e ambientalmente sustentável, ou que tenha marcante contribuição para a valorização e reconhecimento do espaço rural.

Os indicados foram escolhidos por lideranças e representantes do setor rural, pelos presidentes dos sindicatos rurais do Estado, diretoria do Sistema Faepa/Senar-PB e produtores rurais.

Durante a solenidade, Napoleão Beltrão, que discursou em nome dos homenageados, ressaltou a importância da construção de parcerias e alianças em prol do desenvolvimento rural e dedicou a premiação a todos que fazem a Embrapa Algodão.

Napoleão Beltrão é engenheiro agrônomo, formado pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, possui mestrado em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará, doutorado em Fitotecnia (área de concentração fisiologia da produção) pela Universidade Federal de Viçosa-MG e pós-doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Campina Grande-PB. É pesquisador da Embrapa desde 1976, onde atualmente exerce o cargo de chefe-geral.

Trabalha em pesquisa e desenvolvimento há 39 anos. É professor do mestrado em Ciências Agrárias na Universidade Estadual da Paraíba, professor colaborador na Universidade Federal da Paraíba, coordenador e professor da pós-graduação MBA em Gestão de Agronegócios da Faculdade Anglo-Americano, Unidade de Campina Grande. Tem 30 livros publicados em temas agronômicos, com destaque para títulos como o Agronegócio do algodão no Brasil, o Agronegócio do gergelim no Brasil. É autor de vários capítulos do livro o Agronegócio do Sisal no Brasil e um dos editores dos livros O agronegócio da mamona no Brasil, O produtor pergunta e a Embrapa responde, 500 perguntas e 500 respostas sobre a mamona e 500 perguntas e 500 respostas sobre gergelim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário