segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Professor Aloísio fala sobre o 2° Seminário


Entre os dias 27 e 29 de outubro a Faculdade Anglo-Americano realizará o 2° Seminário Acadêmico Empresarial de Segurança do Trabalho que terá palestras, mini-cursos, entre outras atividades. O coordenador do Seminário, o Professor Doutor Aloísio da Silva Lima, especialista em Administração da Produção, numa breve entrevista, nos conta detalhes sobre o evento.

A Faculdade Anglo-Americano promoverá o 2º Seminário de Segurança do Trabalho no final deste mês. Poderia falar um pouco sobre a primeira versão desse evento?
Professor Aloísio - O 1º Seminário teve as mesmas características organizacionais que o Seminário deste ano. No entanto, por ser a primeira versão pública de uma idéia solicitou um grande esforço para a sua concretização. Porém, creio que foi muito bem sucedido porque os objetivos almejados foram todos ultrapassados. Toda a programação foi rigorosamente cumprida, reunimos cerca de quinze entidades parceiras, foram apresentadas sete comunicações técnicas, depois publicadas nos Anais do evento, publicação esta devidamente registrada na Biblioteca Nacional e reunimos cerca de setenta participantes que discutiram por mais de vinte horas aspectos diversos da Segurança do Trabalho.

Qual é a importância do evento para os estudantes, profissionais e empresas participantes?
Professor Aloísio - O objetivo maior do Seminário é promover o encontro desses três segmentos que, frequentemente, lidam com a mesma problemática, mas pouco interagem entre si. Se as empresas mostram as deficiências relativas à Higiene e Segurança do Trabalho que as acometem, tanto os profissionais, quanto os estudantes, e mesmo outras empresas poderão trocar idéias que visem minorar ou solucionar tais problemas, ou estabelecer programas de atuação conjunta em prol de tais soluções. Daí parece-nos que se tal objetivo é alcançado será de grande valia social.

Quem poderá participar do 2º Seminário de Segurança do Trabalho?
Professor Aloísio - O 2º Seminário é aberto a qualquer pessoa interessada. O seu viés não é acadêmico, o que, às vezes, dificulta a participação ativa de pessoas mais retraídas, retirando, também, as tradicionais exigências quanto a padrão mínimo para a apresentação de comunicações ou publicações, pois esperamos que todos aqueles que julguem ter algo significativo a dizer sobre o assunto o faça.

Qual a importância da participação das instituições públicas no evento?
Professor Aloísio - Embora em muitas empresas haja verdadeira preocupação com as questões inerentes à Segurança do Trabalho, existe grande distância entre a pesquisa, que infelizmente é quase toda realizada em instituições públicas no Brasil, e os órgãos reguladores e fiscalizadores do cumprimento das condições legais de trabalho e as empresas. Isto faz com que se olhem, no mínimo, com desconfiança, o que não é saudável para todos os atores envolvidos no problema, que no fundo desejam a mesma coisa: paz e prosperidade para o povo brasileiro. Deste modo, vemos ser importante a participação das instituições públicas, bem como aquela das empresas privadas onde na maior parte dos casos, mas não exclusivamente, estão localizados os problemas dos quais tratamos.

A programação do 2º Seminário extrapola a dimensão técnico-científica, introduzindo atividades culturais. Por favor, fale um pouco sobre isso.
Professor Aloísio - Para nós, as atividades artísticas fazem parte do interesse humano, e todos aqueles que lidam com as questões de Higiene e Segurança do Trabalho não podem perder de vista ser o homem o alvo maior da sua atenção. Por outro lado, a atividade artística também é profissional e por isso mesmo também sujeita aos seus perigos, que devem ser observados por todos, talvez nos lembrando que não é somente nas fábricas ou nos trabalhos “pesados” que os perigos são encontrados. Outro aspecto a ser levantado foca a percepção que as características do trabalho não podem ser devidamente observadas ser considerarmos a cultura da sociedade na qual ela se desenrola, e, portanto, a cultura não pode estar distante dos técnicos que lidam com a Segurança do Trabalho. Finalmente, não há como deixar d e reconhecer, que neste campo é comum que o aprendizado seja procurado a partir de experiências trágicas com graves danos causados aos homens. Vista por este lado a Segurança do Trabalho é tema necessário, mas desagradável. Por isso, alguns momentos de prazer auditivo e mental, não fazem mal a ninguém. Ao contrário, assim como aos que comparecerem ao 2º Seminário Acadêmico-Empresarial de Segurança do Trabalho de Campina Grande - PB, são muito bem-vindos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário