quarta-feira, 25 de maio de 2011

Professor Alexandre Moura fala sobre Gestão Hospitalar


Estaremos ministrando o Curso de MBA em Gestão Hospitalar, neste segundo semestre, com a coordenação do Professor Alexandre Moura, especialista em Gestão Hospitalar.

Em breve entrevista, ele esclarece para todos os interessados, alguns pontos importantes sobre o tema.



Atualmente existe uma falta de profissionais especializados nessa área de gestão hospitalar?

A deficiência de profissionais especializados em gestão hospitalar é muito grande. Isso se deve ao pouco investimento em formação e uma conquista técnica muito grande, que foi o reconhecimento da necessidade de um profissional formado, especializado em gestão hospitalar. Isto levou a uma busca veloz as Instituições que sairam na frente no mercado e passaram a oferecer cursos para formar profissionais gestores em hospitais.


Qual a importância desse Curso de MBA paras os profissionais desse setor?

Um MBA tem uma grande importância profissional para qualquer pessoa, mas um MBA em Gestão de Hospital, hoje, traz junto um diferencial competitivo enorme, para um mercado ansioso por profissionais especializados e carentes dos mesmos. Um gestor de hospital, hoje, tem uma vantagem definitiva num mercado difícil e cheio de oportunidades.


Quais as dificuldades enfrentadas pelos profissionais da saúde para eficiência do serviço?

São muitas, mas principalmente a de gerir uma instituição onde não se tem segunda chance ! Conhecimento técnico, de mercado e bom senso, são indispensáveis. Destacamos a gestão de suprimentos, pessoas e tecnologia médica como grandes desafios a serem vencidos dentro de um hospital.


Como o profissional deve encarar o mercado de gerenciamento hospitalar?

Com coragem, ousadia, mas acima de tudo com compromisso e responsabilidade com o nosso cliente, razao do nosso trabalho.


Qual o conselho, ou uma dica, que o senhor daria para quem inicia nessa especialidade?

Ficar em frente a um hospital, fechar um pouco os olhos, respirar fundo e se perguntar: "O que posso fazer profissionalmente para dirimir a dor do meu próximo ?, o que posso fazer para um hospital ser melhor ?, como fazer isso, com responsabilidade e ética?, Como posso ser competente e me realizar profissionalmente ?" sabendo que tudo isso será atingido com muito trabalho duro. Você abre os olhos e se as letras HOSPITAL brilharem para você, esse é o seu caminho, boa sorte e nos encontraremos pelos caminhos da gestão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário