quarta-feira, 27 de abril de 2011

Novo curso de MBA em Gestão de Produção

MBA em Gestão de Produção
Os horários planejados para as aulas são os seguintes:
Aos domingos, das 8 as 12 e das 13 às 16 horas, sendo três domingos ao mês.
Disciplina
Carga Horária
Ementa
Data de
Início
1
Projeto do Produto
20
Produtos e sistemas produtivos; etapas do projeto de produto; interfaces de P&D com marketing e com a produção; ergonomia do produto; noções sobre produtos sustentáveis.
15/05/2011
2
Planejamento Estratégico e Projeto da Empresa
28
Sistema econômico. Noções de planejamento econômico. A organização e o ambiente empresarial. Estrutura e análise dos modelos estratégicos. Metodologias para análise do ambiente externo: cenários empresariais. Objetivos estratégicos na produção de bens e serviços. Escolha das estratégias de desenvolvimento da produção. Elaboração do plano estratégico de produção. Aspectos administrativos, técnicos e financeiros do projeto. Mercado e localização. Escala de produção e escolha tecnológica. Estrutura de receitas e de custos. Os investimentos. Avaliação, financiamento e análise de sensibilidade.

3
Mercadologia e Marketing
24
Conceitos básicos: Fundamentos e conceitos de marketing. Marketing Estratégico. Marketing Tático. Planejamento em Marketing.

4
Gestão Financeira e do Patrimônio
24
Planejamento financeiro; Orçamento: construção e gestão; Critérios de avaliação de desempenho empresarial; Métodos de avaliação de alternativas; depreciação e descarte de componentes do patrimônio; Medidas de valor do negócio.

5
Noções de Direito Comer cial e Trabalhista
24
Conceitos básicos de contrato; Noções de Direito do Consumidor e elementos do Direito Trabalhista.

6
Custos e Forma ção de Preço
24
Conceitos básicos: Introdução a contabilidade de custos, Nomenclatura e classificação dos custos da produção e Análise Custo-Volume-Lucro; Sistema de Gestão de Custos; Princípios de Custeio; Métodos de Custeios. Método ABC e UEP e Formação de Preço de Venda.

7
Gestão da Qualida de e da Produtividade
24
Apresentar a evolução histórica e conceitos da Gestão da Qualidade. Técnicas relacionadas à Qualidade e Produtividade, apresentando a filosofia da Qualidade Total e principais ferramentas utilizadas. Importância da qualidade na produção. Implementação do Sistema de Gestão da Qualidade nas Organizações. Modelos de referência. Modelo de Excelência: PNQ e Outros Prêmios. Modelo de Gestão da Qualidade: ISSO 9000

8
Comuni cação e Propaganda
24
Conceitos básicos da comunicação; Comunicação interna; Mídias; Segmentação de mercado; Custos e Técnicas de mensuração de retorno.

9
Gestão de Recursos Huma nos
24
Recrutamento, seleção e treinamento de pessoal; Estruturação de cargos; Clima organizacional; Motivação; Carreira e Remuneração direta e indireta.

10
Ergono mia
24
Conceituações; Noções de fisiologia do trabalho; Idade; Fadiga; Vigilância de acidentes; Aplicação de forças; Aspectos antropométricos; Dimensionamento de postos de trabalho; Limitações sensoriais; Dispositivo de controle; Dispositivo de informações; Sistema homem-máquina; Trabalho em turnos.

11
Logística
20
Conceitos básicos: Evolução, importância e funções da Logística, Definições de Logística industrial e empresarial; Logística Interna e Externa, discutindo acerca das atividades Logísticas no ambiente interno e externo das empresas; Cadeias de Suprimentos e Custos logísticos.

12
Métodos de Trabalho e Layout
28
Evolução da Engenharia de Métodos; Metodologia de resolução de problemas; Projeto de métodos de trabalho; Técnicas para registro e análise de trabalho; Análise de operações; Princípios de economia dos movimentos; Projeto de postos de trabalho; Engenharia de Métodos e Segurança.

13
Técnicas de Pesquisa e Elabora ção de Monografia
24
As classificações de pesquisa; Etapas da pesquisa; Revisão bibliográfica; Leitura, fichamento, resumo, citações e referências; Problema e hipóteses de pesquisa; Levantamento de informações para pesquisas em Engenharia de Segurança do Trabalho; Projeto de pesquisa; Elaborar de artigos e monografia; Técnicas de apresentação.


14
Técnicas de Tomada de Decisão
24
Conceitos básicos: Introdução; Estratégias de Tomada de Decisão; Convicções do Apoio à Decisão; Análise da Decisão; Engenharia de Apoio à Decisão; Casos de Aplicação.

15
Gestão da Informação e da Tecnologia
28
A evolução do conhecimento; Conceitos de Tecnologia; Aplicações da TI e segurança das informações; Métodos de monitoramento das principais tecnologias utilizadas; Critérios de seleção tecnológica.

16
Gestão de Riscos: puros e especulativos
20
Técnicas de identificação, análise e gestão de riscos puros e especulativos.

17
Gestão do Conhecimento
20
Sociedade do conhecimento. Conhecimento organizacional. Organizações do conhecimento. Gestão do Conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário