segunda-feira, 28 de março de 2011

MBA Executivo em Gerenciamento de Projetos - Turma VII início dia 15/04

1.APRESENTAÇÃO

O MBA Executivo em Gerenciamento de Projetos está voltado para profissionais que atuam ou desejam atuar como gestores em organizações dos mais variados setores de atividade, e que buscam uma formação gerencial generalista por um lado, assim como procuram desenvolver competências específicas associadas ao gerenciamento de projetos, tanto em suas dimensões teóricas, quanto práticas.

A estrutura do programa, através de sua ênfase nas diferentes áreas do Gerenciamento de Projetos, atende aos requisitos da formação em gerenciamento de projetos que contemple todo o conjunto de conhecimentos contido no Project Management BodyofKnowledge (PMBok) do Project Management Institute (PMI), tornando o egresso um profissional apto a utilizar a tecnologia e as ferramentas necessárias para o melhor planejamento, gestão e controle da realização de projetos em qualquer área de atuação, baseados em metodologias de gerenciamento de projetos reconhecidamente eficazes pela comunidade internacional ligada ao tema e a esta área de conhecimento e de atuação profissional.


2.OBJETIVOS

Desenvolver nos alunos as competências necessárias para a gestão e atuação em organizações de variados segmentos da atividade econômica, tornando-os aptos a desenvolver estratégias de ação eficazes e processos mais eficientes de gestão de projetos, capazes de agregar valor à atividade fim destas organizações e contribuir para melhorar a qualidade de vida de seus colaboradores e da sociedade em geral.


3.ORGANIZAÇÃO CURRICULAR


NÚCLEO DE FORMAÇÃO GERENCIAL – 60 HORAS.

•    Fundamentos de Gestão Empresarial.
•    Estruturas e Processos Organizacionais.
•    Planejamento Estratégico.
•    Economia Empresarial.
•    Introdução a Finanças.


NÚCLEO DE FORMAÇÃO ESPECÍFICA – 240 HORAS
   
•    Fundamentos de Gerenciamento de Projetos.
•    Gerenciamento de Escopo.
•    Gerenciamento de Tempo.
•    Gerenciamento de Custos.
•    Gerenciamento de Riscos.
•    Avaliação Econômico-Financeira de Projetos.
•    Gerenciamento de Qualidade.
•    Gerenciamento de Recursos Humanos.
•    Gerenciamento de Comunicação
•    Gerenciamento de Aquisições.
•    Gerenciamento de Integração.
•    Gerenciamento de Projetos com MS Project.
•    Gestão de Portfolio e Programas de Projetos e Estruturas de PMOs.
•    Modelos de Maturidade em Gestão de Projetos.

NÚCLEO DE FORMAÇÃO COMPLEMENTAR – 90 H/A.

•    Benchmarking de Gerenciamento de Projetos em Óleo e Gás.
•    Benchmarking de Gerenciamento de Projetos em Construção Civil.
•    Benchmarking de Gerenciamento de Projetos em TIC.
•    Benchmarking de Gerenciamento de Projetos em Meio Ambiente.
•    Negociação e Gestão de Conflitos.
•    Ética e Responsabilidade Profissional.
•    Preparação para Certificação PMP.


TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – 18 H/A.

•    Projeto Final I.
•    Projeto Final II.




4.METODOLOGIA

A metodologia de ensino é baseada na integração de uma sólida abordagem teórica com a aplicação de estudos de casos, dinâmicas e simulações de situações práticas experimentadas no mundo do trabalho dos profissionais envolvidos com gestão de empresas em geral e com gerenciamento de projetos.

As atividades de formação prática realizadas no ambiente da sala de aula são ainda complementadas por atividades realizadas em laboratórios de informática e por atividades complementares externas eventuais, tais como as visitas técnicas, cuja finalidade é promover uma aproximação ainda mais estreita do aluno com o cotidiano das organizações, estimulando sua participação mais ativa no processo de ensino-aprendizagem, desenvolvendo sua capacidade de análise crítica e auxiliando-o na construção da competência de saber fazer que o tornará um profissional diferenciado neste mercado.

É esta combinação de diferentes instrumentos que caracterizam o processo de ensino-aprendizagem proposto que tornam a metodologia empregada mais eficaz e mais apta a produzir melhores resultados na formação profissional dos alunos.



5.RESPONSÁVEIS PELA CONCEPÇÃO E GESTÃO DO PROJETO


ALEXANDRE CÉSAR MOTTA DE CASTRO   

Mestre em Administração com ênfase em planejamento organizacional e gestão de recursos humanos pela PUC Rio. MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV / RJ. Economista pela PUC Rio. Possui mais de 10 anos de destacada experiência profissional em cargos de coordenação e direção de importantes Instituições de Ensino Superior. Especialista no desenvolvimento de programas de formação e educação em Empreendedorismo. Professor de cursos de graduação e pós-graduação em disciplinas das áreas de Marketing, Recursos Humanos, Planejamento Organizacional e Gerenciamento de Projetos. Forte liderança e capacidade de gestão empreendedora. Experiente na construção de ambientes de trabalho participativos, voltados para o desenvolvimento das competências da equipe e focados em resultados. Experiente na implementação de projetos de consultoria em gestão de recursos humanos e organização de empresas.

RENATA HERTA WEISS

Mestre em Administração pela FGV / RJ. Bacharel em Ciências Econômicas pela UERJ. Exerce a função de docente em cursos de graduação e pós-graduação em Instituições de Ensino Superior desde 1999.Exerceu as funções de coordenação acadêmica e operacional do curso de graduação em Administração no Centro Universitário da Cidade por três anos, sendo atualmente Coordenadora do Curso de Administração da Universidade Veiga de Almeida.Possui experiência relevante na concepção e implementação de projetos didático-pedagógicos de cursos de Graduação, Superiores de Tecnologia e de Pós-graduação. Participou ativamente como coordenadora de equipes de desenvolvimento de novos projetos em Instituições de Ensino Superior.

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