O Curso de MBA em
Marketing e Comunicação com o Mercado é um curso de Pós-Graduação Lato Sensu,
que visa capacitar profissionais para atuarem em um ambiente complexo, de
constantes mutações e de constantes aumentos de níveis de exigência em excelência
empresarial.
Na atualidade, o mercado
onde atuam as empresas está cada vez mais consciente, exigente e fragmentado, o
que representa um verdadeiro desafio para os profissionais que precisam se
comunicar com o mercado seja no sentido de desvendar seus desejos e
necessidades, ou ainda, no sentido de atender, plenamente, a estes desejos e
necessidades dos consumidores, através do oferecimento de valor de mercado.
Para isso, os gestores de
comunicação e marketing necessitam cada vez mais de uma formação teórica
consistente e de visão crítica do comportamento do mercado e das modernas
formas de comunicação.
O MBA em Marketing e
Comunicação com o Mercado, oferecido pela Faculdade Anglo-Americano, traz em
sua grade curricular disciplinas focadas em metodologias e sistemas para mapear
tendências mercadológicas, antecipando-se aos concorrentes e garantindo a
criação de vantagem competitiva para gestores de empresas de diferentes
naturezas e portes.
Objetivo Geral
Aprofundar conceitos
e apresentar técnicas e ferramentas de marketing e de comunicação com o mercado
atual para atingir os objetivos organizacionais de conhecer e de se relacionar,
de forma excelente, com o mercado.
Objetivos Específicos
·
Proporcionar a tangibilidade de conceitos
fundamentais de marketing e de comunicação com o mercado na realização de
planejamento e de ações gerenciais;
·
Estimular o desenvolvimento de atitudes
gerenciais compatíveis com o foco no mercado;
·
Capacitar
para a gestão do processo de comunicação com os clientes e consumidores de
organizações de diferentes portes e setores.
Carga Horária: 388 h/a
Público-alvo
Profissionais formados nas áreas
de Administração, Comunicação Social, Publicidade e Propaganda, Psicologia e
áreas afins.
Disciplinas
Módulo 01
1.
Processos e Planejamento
nas Empresas (12h)
2.
Metodologia da Pesquisa
(24h)
3.
Fundamentos da Gestão
Financeira (12h)
4.
Fator Humano nas
Organizações (12h)
5.
Benchmarking e Análise de Mercado e Tendências (24h)
6.
Conceitos e Técnicas de Comunicação
com o Mercado (24h)
Módulo 02
7.
Comportamento do Consumidor
e Segmentação do Mercado (28h)
8.
Desenho de Canais de Distribuição
(12h)
9.
Marketing de Serviços e Business-to-Business (24h)
10.
Branding e Gestão da Marca (24h)
Módulo 03
11.
Processo criativo na
Comunicação (12h)
12.
Marketing Direto e Planejamento
de Vendas (24h)
13.
Comunicação Integrada de Marketing
(24h) – plano de marketing
14.
Estratégias de Mídia (24h)
Módulo 04
15.
Comunicação in store (24h) – marketing experimental,
sensorial, loja conceito brand-experience,
visual merchandising
16.
Marketing e Comunicação Digital
e on line (24h)
17.
Comércio Eletrônico (24h)
18.
Marketing Social, Cultural e Esportivo (24h)
- Projeto
Final (12)
Ementas
- Processos e Planejamento nas Empresas - Os primórdios da
administração, apontando
as influências de alguns antecedentes históricos; A evolução das teorias
administrativas; Visão das Organizações da mecanicista a
orgânica; Missão, visão e estratégia; Formas de organização do
trabalho; Visão de processos; Novas configurações organizacionais.
2.
Metodologia da Pesquisa - A ciência e a produção do conhecimento
científico, leitura e técnicas de estudo. Trabalhos científico‐acadêmicos e
aplicabilidade de normas técnico‐científicas (ABNT). A pesquisa científica e a
pesquisa científica em educação: abordagens, tipos e orientações metodológicas.
O projeto de pesquisa e etapas para sua construção. Informática e Internet como
ferramentas da pesquisa científica. O ensaio monográfico enquanto produção
científica do trabalho de curso.
- Fundamentos da Gestão Financeira – Processos gerenciais de tomadas de
decisões por meio de entendimento da inter-relação entre o desempenho
financeiro e as ações planejadas ou tomadas em curso. Fundamentos de
leitura e interpretação de demonstração financeira. Custo de tomada de
decisões e fundamentos de planejamento financeiro.
- Fator Humano nas Organizações – tipos de cultura organizacional e
vínculos estabelecidos entre grupos e indivíduos. As dimensões do
comportamento organizacional. Aplicação dos conceitos à carreira
profissional. Valorização do fator humano como essencial para o
desenvolvimento institucional.
- Benchmarking e Análise de Mercado e Tendências – A empresa inserida no contexto de cadeia de valor. A
competitividade analisada, segundo o conceito de cadeia de valor.
Definições Básicas. Tipos de Benchmarking. Exemplos de Benchmarking na indústria,
comércio e serviços. Benchmarking em Gestão do Conhecimento. Benchmarking
em vendas. A análise do mercado competitivo.
O Posicionamento Competitivo. O gerenciamento estratégico orientado para o
mercado.
- Conceitos e Técnicas de Comunicação com o Mercado – Conceitos
e abordagens históricas do Marketing. Definições centrais de Marketing. Aplicações dos conceitos de marketing e
comunicação institucional nas questões de negócios atuais. Análise
e discussão dos principais aspectos teóricos e práticos da administração
estratégica de comunicação e marketing. Gestão das variáveis controláveis
do marketing e de comunicação empresarial.
- Comportamento do Consumidor e Segmentação do Mercado - O
ambiente de Marketing.
O mercado e sua visão de segmentação e posicionamento. Compreensão do
comportamento do consumidor e do comprador organizacional. Fatores de
influência e processo de decisão de compra. Os processos
conscientes e inconscientes relacionados ao consumo. Fatores
psicodinâmicos e psicossociais que influem no comportamento do consumidor. Metodologia da pesquisa em marketing. O mercado e sua
visão de segmentação e posicionamento.
- Desenho de Canais de Distribuição - Conceito
de Canal de Marketing; estratégias e estruturas de canal. Canais como
Sistemas Competitivos. Seleção de Canais de Distribuição. Serviço ao
Cliente. Relacionamentos entre Fornecedores e Clientes no Canal.
- Marketing de Serviços e Business-to-Business - O conceito de produto/serviço:
características; serviços de uma atividade multifacetada e complexa. O
consumidor de serviços, o funcionamento de serviços e o fornecedor de
serviços. Dando forma à empresa prestadora de serviços. Estratégias
competitivas alternativas. Satisfação do consumidor como uma estratégia
competitiva. Dimensões do Marketing Business to Business.
Formulação de estratégias no mercado industrial. - Branding e Gestão da Marca - Estudo dos processos de construção e
manutenção de marcas de produtos ou organizações. Princípios da
administração da marca e visão holística do processo. Diferenciação de
produtos e serviços. Ciclo de vida do produto. Matriz BCG.
- Processo Criativo na Comunicação – Conceitos de comunicação
integrada e sua importância nas estratégias da empresa. Identificação e
formulação da aplicação das ferramentas de comunicação. Etapas de
planejamento, levantamento de informações, decisões estratégicas e métodos
de avaliação de marketing de guerrilha e de estratégias diferenciadas e de
inovação.
- Marketing Direto e Planejamento de Vendas - Aspectos gerais do orçamento de
vendas. Previsão de vendas: quantidades, preço de venda, impostos e
receita de vendas. Orçamento de Produção: estocagem, quantidades, exemplo
de cálculos. Orçamento de Capacidade e Logística: recursos, restrições,
orçamento de capacidade, capacidade de instalações e equipamentos,
capacidade de mão-de-obra direta e de setores de apoio. Marketing direto e
identificação e seleção de clientes.
- Comunicação Integrada de Marketing – Visão geral e atual do planejamento
de marketing. Maximização dos resultados quando da divulgação da imagem
organizacional desenvolvida com base no fortalecimento dos atributos da
marca e ampliação do relacionamento com o cliente. Ferramentas do composto
de comunicação: publicidade e propaganda, relações públicas e promoção e
CRM. Marketing de permissão.
- Estratégias de Mídia – Conceitos de mídia e ferramentas
disponíveis no mercado. Análise do papel e do meio de comunicação/
qualidade e rentabilidade do programa. Briefing
e análise dos diferentes segmentos de mercado.
15.
Comunicação in
store – marketing
experimental, sensorial, loja conceito brand-experience,
visual merchandising. Construção de brand-equity
em conformidade com a venda do produto.
16.
Marketing e Comunicação Digital e
on line -
Conceitos de interação via internet e sua importância estratégica para a
comunicação integrada de marketing. Tendências e avanços da tecnologia da
informação. Ferramentas digitais. Mídias sociais digitais. Mobile marketing.
17. Comércio
Eletrônico - A
Internet e os negócios. Surgimento da Internet comercial. A Internet e a
estratégia das empresas. Operações,
tecnologia e segurança. Tecnologia de comércio eletrônico. Entendendo o público
alvo – o consumidor on-line.
Marketing em negócios na Internet. Segmentação, metas e posicionamento
competitivo no ambiente da Internet. Impacto da Internet nos programas de
marketing. Administração do esforço de marketing on-line.
18.
Marketing
Social, Cultural e Esportivo – promoção e comunicação
institucional. Princípios de responsabilidade social. Gestão de Associações de
marcas. Desenvolvimento de campanhas institucionais.
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