PROJETO
PEDAGÓGICO
MBA EM GESTÃO
DE RECURSOS HUMANOS
Apresentado por:
Prof. Alexandre
Cesar Motta de Castro, Msc
Profa. Renata Herta
Weiss, Msc
PROCOMPETENCE CONSULTORIA LTDA.
2012
1. Apresentação
O MBA em Gestão de Recursos Humanosestá
voltado para profissionais que atuam ou desejam atuar como gestores em
organizações dos mais variados setores de atividade, e que buscam uma formação
gerencial generalista por um lado, assim como procuram desenvolver competências
específicas associadas àGestão de Pessoas, tanto em suas dimensões teóricas,
quanto práticas.
2. Relevância e
Justificativa
O ambiente
de negócios tem se mostrado cada vez mais complexo. A concorrência nos mais
diferentes mercados se apresenta de forma cada vez mais intensa, exigindo das
organizações, empresariais ou não, um nível de profissionalização crescentede
seus gestores para atender as suas necessidades.
Em um ambiente tão competitivo,
as organizações não podem ser administradas por profissionais sem uma sólida
base de conhecimentos e competências gerenciais.
A capacitação de gestores para organizações
atuantes em segmentos diversos do mercado deve ocorrer como um processo
contínuo capaz de provê-las de profissionais com aptidões gerenciais que
complementem as competências técnicas existentes, formando assim um corpo de
profissionais qualificados para garantir a excelência de sua gestão e que
detenham uma clara visão de sua dimensão empresarial tanto quanto de seu papel
na sociedade.
Neste
sentido, o MBA em Gestão de Recursos Humanospretende formar profissionais
qualificados dotados dos conhecimentos práticos exigidos pelas organizações
contemporâneas, oferecendo um curso que atenda aos requisitos de uma formação
sólida e consistente, voltada para o desenvolvimento de competências e habilidades
técnicas e gerenciais, tanto nas dimensões teóricas quanto práticas.
A
estrutura do programaatende aos requisitos de uma formação abrangente, tornando
o egresso um profissional apto a utilizar de forma integrada e sistêmica a
tecnologia e as ferramentas necessárias para o melhor planejamento, gestão e
controle da realização de atividades gerenciais em qualquer área de atuação.
3. Objetivos
Desenvolver nos alunos as
competências necessárias para a gestão e atuação em organizações de variados
segmentos da atividade econômica, tornando-os aptos a desenvolver estratégias
de ação eficazes e processos mais eficientes de gestão de pessoas, tanto em
suas dimensões teóricas, quanto práticas, agregando valor à atividade fim destas
organizações e contribuindo para melhorar a qualidade de vida de seus
colaboradores e da sociedade em geral.
4. Concepção do Programa
O MBA em Gestão de Recursos
Humanos apresenta em sua estrutura curricular disciplinas obrigatórias de
formação específica e complementar e orientação do Trabalho de Conclusão de
Curso, oferecidas em regime de aulas presenciais, de tal forma a proporcionar
uma formação especializada de alto nível, sem abrir mão de uma abordagem
abrangente sobre todos os principais subsistemas de gestão de pessoas.
5. A quem se destina
Profissionais graduados em qualquer área do
conhecimento que atuam ou desejam atuar como gestores ou executivos em organizações
de diversos setores da atividade econômica, e que desejam desenvolver as competênciasnecessárias
exigidas para uma gestão eficaz.
6. Perfil do
Egresso
Ao concluir o curso, o egresso terá
desenvolvido um mapa
de competências que lhe propiciaráo domínio dos principais processos e das
melhores práticas para a gestão de pessoas em organizações de segmentos
diversos.
O
profissional egresso do curso que se pretende formar deve ser capaz de:
- Identificar e
analisar problemas;
- Apreender,
processar e mobilizar conhecimentos;
- Planejar e
organizar a ação.
O desenvolvimento de tais aptidões então se torna o
fundamento necessário para a construção no profissional da competência de saber fazer, quando ele se mostra capaz de
resolver problemas complexos relacionados aos conhecimentos que ele pode
mobilizar.
De
modo complementar, só quando este profissional desenvolve um conjunto mais
amplo de habilidades comportamentais relevantes, tais como:
- Habilidade de
relacionamento interpessoal;
- Proatividade e
empreendedorismo;
- Liderança e gestão
da mudança.
ele
terá desenvolvido as condições necessárias para tomar decisões mais eficazes, o
que pode ser entendido pela aquisição da
- Competência de saber agir, quando ele se mostra capaz de
implementar e executar de forma bem sucedida soluções para os problemas
identificados.
7. Organização Curricular
·
Fundamentos
de Gestão Empresarial – 8.
·
Estruturas
e Processos Organizacionais – 16.
·
Desenvolvimento
de Competências Gerenciais e Empreendedoras – 16.
·
Planejamento
Estratégicode RH – 16.
·
Comportamento
Organizacional – 24.
·
Gestão
por Competênciase Gestão do Conhecimento – 16.
·
Recrutamento
e Seleção de Pessoas – 24
·
Treinamento
e Desenvolvimento de Pessoas – 24
·
Gestão
de Cargos, Salários e Benefícios – 24.
·
Gestão
de Carreira, Remuneração Estratégica e Retenção de Talentos – 24.
·
Avaliação
de Desempenho – 24.
·
Endomarketing
e Comunicação Empresarial – 16.
·
Qualidade
de Vida, Higiene e Segurança do Trabalho –24
·
Gestão
de Projetos em RH – 16.
·
Legislação
e Relações Trabalhistas – 24
·
Gestão
da Mudança, Clima e Cultura Organizacional – 16.
·
Negociação
e Gestão de Conflitos – 16.
·
Ética
e Responsabilidade Social – 16.
·
Metodologia
Científica – 16.
·
Projeto
Final – 8.
7. Ementário
Fundamentos de Gestão Empresarial |
Bibliografia:
MAXIMIANO,
A. Introdução à Administração.
Atlas. São Paulo. 2000.
MOTTA,
P. R. Gestão contemporânea: a ciência e
a arte de ser dirigente. Record. Rio de Janeiro. 1991.
DRUCKER,
P. Introdução à Administração.
Pioneira. São Paulo. 1998.
|
Estruturas e Processos Organizacionais |
Ementa:
Princípios de Organização. Evolução das Estruturas Organizacionais. Gestão
por Processos. Reengenharia de Processos. Dimensões do desempenho
organizacional. Análise organizacional. Metodologias, técnicas e ferramentas
de organização. Projeto de organização. Mudança Organizacional. Tecnologias
gerenciais contemporâneas.
|
Bibliografia:
HAMMER, M. & CHAMPY, J. Reengenharia
– revolucionando a empresa. Campus. Rio de Janeiro.
1994.
MINTZBERG,
H. Criando organizações eficazes.
Atlas. São Paulo. 1995.
OLIVEIRA,
D.P.R. Sistemas, organização e métodos:
uma abordagem gerencial. Atlas. São Paulo. 1998.
|
Desenvolvimento de Competências Gerenciais e Empreendedoras |
Ementa:
Competências e habilidade para uma gestão eficaz. Desenvolvimento de
competências técnicas e comportamentais para empreender novos negócios e
projetos. Por que adotar uma postura empreendedora? Aonde empreender novos
negócios? Teste de competências empreendedoras individuais. Como desenvolver
competências empreendedoras. Tipos de empreendedorismo. Barreiras ao
empreendedorismo. Como estimular os intra-empreendedores. Diferenciando
administradores de empreendedores. Fontes de novas idéias e oportunidades.
|
Bibliografia:
III
WAGNER & HOLLENBECK. Comportamento Organizacional. São Paulo.
Saraiva. 2000.
DORNELAS,
J.C.A . Empreendedorismo – transformando idéias em negócios. Rio de
Janeiro. Campus. 2001.
QUINN, R.E., FAERMAN, S.R, THOMPSON, M.P & MCGRATH,
M. Competências Gerenciais. Rio de Janeiro. Campus. 2003.
|
Planejamento Estratégico de RH |
Ementa:Gestão
Estratégica de Pessoas. Desafios e características. Análise do ambiente em
suas dimensões externa e interna. Cenários. O alinhamento estratégico da
gestão de Pessoas às estratégias organizacionais. Visão, missão, objetivos,
estratégias, políticas, diretrizes, planos de ação. Estrutura e processos de
gestão de pessoas orientados para o comprometimento com o negócio da
organização. Implementação e avaliação dos resultados da gestão estratégica
de pessoas.
|
Bibliografia:
BITENCOURT,
Claudia. Gestão Contemporânea de
Pessoas: novas práticas, conceitos tradicionais. 2ª Ed. Porto Alegre:
Bookman, 2010.
LUCENA,
M. D. D. S. Planejamento Estratégico e
Gestão do Desempenho para Resultados. São Paulo: Atlas, 2004.
MOTTA,
Paulo R.A Ciência e a Arte de Ser
Dirigente. São Paulo: Record, 1997.
QUINN,
Robert E. (et al); tradução de Cristiana de Assis Serra. Competências Gerenciais: princípios e aplicações. Rio de Janeiro:
Elsevier, 2003.
|
Comportamento Organizacional |
Ementa:O comportamento Organizacional.
Valores, Atitudes, Percepção e Aprendizagem. Funções Gerenciais.Ética profissional
e empresarial. Desafios e oportunidades. Poder e Liderança. Comunicação
Organizacional. Trabalho de grupo. Trabalho em Equipe. Motivação.
Cultura e o poder nas organizações. Clima Organizacional
|
Bibliografia:
BITENCOURT, Claudia. Gestão
Contemporânea de Pessoas: novas práticas, conceitos tradicionais. 2ª Ed.
Porto Alegre: Bookman, 2010.
STEFHEN, P. ROBBINS. Comportamento organizacional. Prentice
Hall. São Paulo. 1999
SLATER, L. Mente e cérebro: dez experiências
impressionantes sobre o comportamento humano. Rio de
Janeiro: Ediouro, 2004.
|
Gestão por Competências e Gestão do Conhecimento |
Ementa:Desenvolvimento Organizacional e
Individual. Gestão do Conhecimento. As organizações do conhecimento:
contextualização, conceitos e características. O valor da informação e do
conhecimento nas organizações. O conhecimento como vantagem competitiva.
Aspectos fundamentais sobre aprendizagem e inovação nas organizações. O capital
intelectual.Os processos de compartilhamento e difusão do conhecimento nas
organizações. Os modelos Gerenciais: o modelo de gestão de competências.
Mapeamento e descrição de competências. Certificação de competências. A
gestão de pessoas por competência.
|
Bibliografia:
ANGELONI, M.T. (org.).Organizações do
conhecimento: infra-estrutura, pessoas e tecnologia. São Paulo: Saraiva,
2002.
BITENCOURT, Claudia. Gestão
Contemporânea de Pessoas: novas práticas, conceitos tradicionais. 2ª Ed.
Porto Alegre: Bookman, 2010.
FLEURY, M. T. L.; OLIVEIRA Jr., M. de M.
(org.). Gestão estratégica do conhecimento: integrando
aprendizagem, conhecimento e competências. São Paulo: Atlas, 2001.
GRAMIGNA, Maria Rita. Modelo
de Competências e Gestão de Talentos. São Paulo: Pearson, 2007.
|
Recrutamento e Seleção de Pessoas |
Ementa: Análise do Mercado de Trabalho.
Necessidade Estratégica de Pessoas. Planejamento do Trabalho. Processo de
Recrutamento e Seleção. Técnicas de Seleção. Testes e processo seletivo.
Integração do novo empregado. Marketing Pessoal.Outplacement.
|
Bibliografia:
CHIAVENATO, Idalberto. Planejamento, recrutamento
e seleção de pessoal. 5ª Edição. São Paulo: Atlas, 2004.
CARVALHO, Ieda Maria V.; PASSOS, Antônio Eugênio V. M.;
SARAIVA, Suzana B.C. Recrutamento e
Seleção por Competências.Rio de Janeiro: FGV Editora, 2008.
PONTES, Benedito R. Planejamento, recrutamento
e seleção de pessoal.
4ª Ed. São Paulo: LTR, 2004
|
Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas |
Ementa:Desenvolvimento de Pessoas.
Treinamento. Identificação de Necessidades de Treinamento. Desenho de
Programas de Treinamento. Novas Tecnologias para Educação, Treinamento e
Comunicação. Treinamento à Distância e suas Implicações.Avaliação dos
resultados do treinamento. Retorno do investimento em treinamento.
Educação Corporativa. Programa de Trainees -- Banco de
Talentos.
|
Bibliografia:
BOOG, Gustavo&Magdalena. Manual de Treinamento e Desenvolvimento. São Paulo: Pearson,
2007.
BURGOYNE, M. J.; ARAÚJO, L. Aprendizagemorganizacional e organização de aprendizagem. São
Paulo: líder, 2001.
CHIAVENATO, Idalberto. Treinamento
e Desenvolvimento de recursos humanos: como incrementar talentos na empresa. 7ª
Ed. Barueri, SP: Manole, 2009.
|
Gestão de Cargos, Salários e Benefícios |
Ementa:A estrutura e o desenho de cargos. Avaliação
e classificação de cargos. Definição de perfil técnico e comportamental.
Gestão de Salários e Benefícios.Pesquisa e política salarial: montagem,
coleta, triagem, tabulação e divulgação. Enquadramento e Implantação.
Manutenção e Acompanhamento. Plano de benefícios sociais. Previdência
complementar. Participação acionária.
|
Bibliografia:
BITENCOURT, Claudia. Gestão Contemporânea de Pessoas: novas
práticas, conceitos tradicionais. 2ª Ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.
CHIAVENATO, Idalberto. Remuneração,
Benefícios e Relações de Trabalho: como reter talentos na organização. 6ª
Ed. Barueri, SP: Manole, 2009.
MARRAS, Jean Pierre. Administração
da Remuneração: remuneração tradicional e estratégica. São Paulo:
Pinoeira Thomson Learning, 2002.
|
Gestão de Carreira, Remuneração Estratégica e Retenção de Talentos |
Ementa:Planejamento e planos de carreiras.
Remuneração Tradicional Remuneração Estratégica. Modelos de remuneração
estratégica. Balance Scorecard. Avaliação de desempenho. Aspectos legais da
remuneração. Identificação, preparaçãoe retenção de talentos.
|
Bibliografia:
BITENCOURT, Claudia. Gestão Contemporânea de Pessoas: novas
práticas, conceitos tradicionais. 2ª Ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.
CHIAVENATO, Idalberto. Remuneração,
Benefícios e Relações de Trabalho: como reter talentos na organização. 6ª
Ed. Barueri, SP: Manole, 2009.
MARRAS, Jean Pierre. Administração
da Remuneração: remuneração tradicional e estratégica. São Paulo:
Pinoeira Thomson Learning, 2002.
|
Metodologia Científica |
Ementa:A natureza da Ciência e da Pesquisa
científica. O Paradigma da Ciência e da Pesquisa. A Pesquisa e a crise dos
Paradigmas da Ciência. A Pesquisa Experimental e a não Experimental. Os
Estudos: Bibliográfico, Exploratório, Descritivo e Experimental. Métodos
usados em Pesquisa: Qualitativo e Quantitativo. O Problema de Pesquisa, as
Hipóteses e as Variáveis. O Projeto e o Relatório de Pesquisa: Principais
Etapas. Elaboração de um Projeto de Pesquisa.
|
Bibliografia:
VERGARA,
Sylvia Constant. Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração. São Paulo. Atlas. 2004.
DEMO,
Pedro. Introdução à metodologia da ciência. São Paulo. Atlas. 1995.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisas.
São Paulo. Atlas. 1996.
|
Avaliação de Desempenho |
Ementa:O comportamento humano
nas organizações: modelo explicativo do comportamento; teorias da motivação
no trabalho, percepção, feedback e valores humanos. Aspectos que influenciam
o desempenho. Gestão e Avaliação de Desempenho: evolução, conceitos e usos,
Métodos tradicionais de Avaliação de Desempenho. Elaboração de sistemas de
Gestão/Avaliação de Desempenho. Estratégicas de implantação de sistemas de
Gestão/Avaliação de Desempenho. Métodos atuais: Avaliação de desempenho
baseada em resultados e Avaliação de desempenho baseada em Competências. Gestão
de Desempenho.
|
Bibliografia:
LEME, Rogério. Avaliação de desempenho com foco em competências: a base para a
remuneração por competências. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2006.
LUCENA, M. D. D. S. Planejamento
Estratégico e Gestão do Desempenho para Resultados. São Paulo: Atlas,
2004.
ROCHA,
Eduardo Peixoto. Feedback 360graus: uma
ferramenta para o desenvolvimento pessoal e profissional. São Paulo:
Alínea, 2001.
|
Qualidade de Vida, Higiene e Segurança do Trabalho |
Ementa: Conceitos de qualidade de vida, higiene
e segurança do trabalho. Avaliação e controle de risco. Estatística e custo
dos acidentes Acidentes e doenças de trabalho: definições legais, situação
brasileira e mundial. Segurança do trabalho: proteção contra incêndio,
explosões, choques elétricos, sinalização de segurança, equipamentos de
proteção coletiva e individual. EPI (Equipamento e proteção individual) e EPC
(Equipamento de proteção coletiva). Normalização e legislação de Segurança do
Trabalho. Arranjo físico.Higiene do trabalho: agentes físicos, químicos e
biológicos.
|
Bibliografia:
MORAES,
G. A. Legislação de Segurança e Saúde Ocupacional. Rio de Janeiro: Gerenciamento
Verde Editora e Livraria Virtual, 2007.
Zocchio, Álvaro. Segurança e Saúde no Trabalho. Editora LTR, 2001.
Pereira Filho, H. do V., Pereira, V. L. D.
e Pacheco Jr, W.. Gestão da Segurança e
Higiene do
Trabalho.
Editora: ATLAS, 2000.
|
Gestão de Projetos em RH |
Ementa:Introduçãoao PMBOK
(Project Management Body of Knowledge). Definição de projeto. Elaboração de um projeto. Como gerenciar
projetos. As áreas de conhecimento do gerenciamento de projetos. Processos de
gerenciamento de projetos. Fases e ciclo de vida do projeto. Relacionamento
com outras disciplinas gerenciais. Projetos na área de RH.
|
Bibliografia:
DINSMORE, PAUL
etalli. Como se tornar um profissional em gerenciamento
de projetos. Qualitymark. Rio de Janeiro. 2009.
PHILLIPS, J.PMP – Project Management Professional: guia de estudos.
Elsevier. Rio de Janeiro. 2004.
PMIMG. PMBOK 2009. PMI CAPÍTULO MINAS GERAIS. Belo Horizonte.
2009.
|
Legislação e Relações Trabalhistas |
Ementa:Conceito e Fontes do Direito do
Trabalho. Relações do Direito do Trabalho com outros ramos do Direito.
Contrato Individual de Trabalho. Segurança e Medicina do Trabalho. Direito
dos Trabalhadores. Organização Sindical. Organização da Justiça do Trabalho.
O Contrato de Trabalho e a cidadania; a individualização das relações
sociais. A relação de emprego. O contrato. As associações. As convenções
coletivas do trabalho. A previdência Social. Consolidação das Leis do
Trabalho: formas de consultar, de analisar e de interpretar. CLT, FGTS e
cooptação da classe trabalhadora.
|
Bibliografia:
ANDRADE, E. G. L. de. Curso de direito do
trabalho. Rio de Janeiro: Saraiva, 1992.
BRASIL. Consolidação das leis do trabalho e
legislação complementar. São Paulo: Atlas, 1993.
CAMPANHOLE, Adriano. Consolidação das Leis
dos Trabalhos e Legislação Complementar. 89ª Edição.
São Paulo, Editora Altas, 1993.
|
Negociação e Gestão de Conflitos |
Ementa: Negociação como instrumento gerencial.
Principais tipos e modelos de negociação. Planejamento e organização.
Estratégias e táticas de negociação. Maximização de resultados/relacionamento
com as partes. O uso da informação, do tempo e do poder.
|
Bibliografia:
STEFHEN, P. ROBBINS. Comportamento
organizacional. São Paulo. Prentice Hall. 1999.
QUINN, R.E., FAERMAN,
S.R, THOMPSON, M.P & MCGRATH, M. Competências Gerenciais. Rio de
Janeiro. Campus. 2003.
URY, WILLIAM. O Poder do Não Positivo. Elsevier. Rio
de Janeiro. 2007.
--------------------. Como Chegar ao Sim. Imago. Rio de
Janeiro. 2005.
|
Endomarketing e Comunicação Empresarial |
Ementa:Conceitos
de endomarketing e comunicação empresarial. O papel do endomarketing. O
endomarketing como estratégia de gestão. A comunicação nas organizações. Tipos
de comunicação. A gestão da comunicação empresarial como diferencial
competitivo. Aplicações do endomarketing.
Relação entre endomarketing, comunicação interna e estratégia de mercado.
|
Bibliografia:
KINICKI, Angelo. E KREITNER, Robert. Comportamento
organizacional. São Paulo. McGraw-Hill, 2006
QUINN, R.E., FAERMAN,
S.R, THOMPSON, M.P & MCGRATH, M. Competências Gerenciais. Rio de
Janeiro. Campus. 2003.
VIEIRA, Roberto
Fonseca. Comunicação organizacional: gestão de relações públicas. Rio de
Janeiro: Mauad, c2004
CERQUEIRA, Wilson.
Endomarketing: educação e cultura para a qualidade. Rio de Janeiro: Qualitymark,
2002.
|
Gestão da Mudança, Clima e Cultura Organizacional |
Ementa:Gestão da mudança. A necessidade e o
ambiente de mudança. Resistência às mudanças. Cultura Organizacional. Fatores
Formadores da Cultura Organizacional. Transmissão da Cultura Organizacional.
Tipos de Cultura Organizacional.O
desafio
da Mudança Cultural. Desenvolvimento da Cultura Organizacional.Definição de
Clima Organizacional. A Interface entre Clima e Cultura Organizacional. A
Importância do Clima Organizacional. Atitudes no Trabalho. Satisfação no
Trabalho. Efeitos da Satisfação no Trabalho. Diagnóstico de Satisfação no
Trabalho. Pesquisa de Clima Organizacional. Variáveis Formadoras do Clima
Organizacional. Planejamento da Pesquisa de Clima Organizacional. Análise da
Pesquisa de Clima Organizacional. Plano de Ação para a Melhoria do Clima
Organizacional.
|
Bibliografia:
GRIFFIN, R. W.;
MOORHEAD, G. Fundamentos do Comportamento
Organizacional.São Paulo: Editora Ática, 2006.
QUINN, R.E., FAERMAN,
S.R, THOMPSON, M.P & MCGRATH, M. Competências Gerenciais. Rio de
Janeiro. Campus. 2003.
STEFHEN, P. ROBBINS. Comportamento
organizacional. São Paulo. Prentice Hall. 1999.
URY, WILLIAM. O Poder do Não Positivo. Elsevier. Rio
de Janeiro. 2007.
--------------------. Como Chegar ao Sim. Imago. Rio de
Janeiro. 2005.
|
Ética e Responsabilidade Social |
Ementa:Responsabilidade
Social Empresarial. Investimento Social. Ética Empresarial.
DesenvolvimentoSustentável. Terceiro setor, Marketing social, gestão
socialmente responsávelTerceiro Setor: Emergência do Terceiro Setor e as
conseqüências do fenômeno da mobilização dasociedade civil na dinâmica
mundial. Gestão de Pessoas. Voluntariado e oportunidades de trabalho no
setorsocial. Cidadania Empresarial e Responsabilidade Social. Gerenciamento
de projetos sociais e estruturas eorganizacionais inovadoras. Marketing
Social e Estratégias de Comunicação no contexto das organizaçõesdo terceiro
setor. Desenvolvimento Sustentável (Meio Ambiente).
|
Bibliografia:
SROUR, R. H.
ÉticaEmpresarial: o ciclo virtuoso dos negócios. 3ª Ed. Rio de Janeiro:
Elsevier, 2008.
MELO NETO, Francisco Paulo de; FROES,
César. Gestão da responsabilidade social corporativa: o caso
brasileiro. 2.ed. Rio de Janeiro : Qualitymark, 2004.
|
Projeto Final |
Ementa:A natureza da Ciência e da Pesquisa
científica. O Paradigma da Ciência e da Pesquisa. A Pesquisa e a crise dos
Paradigmas da Ciência. A Pesquisa Experimental e a não Experimental. Os
Estudos: Bibliográfico, Exploratório, Descritivo e Experimental. Métodos
usados em Pesquisa: Qualitativo e Quantitativo. O Problema de Pesquisa, as
Hipóteses e as Variáveis. O Projeto e o Relatório de Pesquisa: Principais
Etapas. Elaboração de um Projeto de Pesquisa.
|
Bibliografia:
VERGARA,
Sylvia Constant. Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração. São Paulo. Atlas. 2004.
DEMO,
Pedro. Introdução à metodologia da ciência. São Paulo. Atlas. 1995.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisas.
São Paulo. Atlas. 1996.
|
8. Metodologia
A metodologia de ensino é baseada na integração de
uma sólida abordagem teórica com a aplicação de estudos de casos, dinâmicas e
simulações de situações práticas experimentadas no mundo do trabalho dos
profissionais envolvidos com gestão de organizações em geral.
As atividades de formação prática realizadas no
ambiente da sala de aula são ainda complementadas por atividades realizadas em
laboratórios de informática e por atividades complementares como palestras,
workshops, seminários, etc., cuja finalidade é promover uma aproximação ainda
mais estreita do aluno com o cotidiano das organizações, estimulando sua
participação mais ativa no processo de ensino-aprendizagem, desenvolvendo sua
capacidade de análise crítica e auxiliando-o na construção da competência de
saber fazer que o tornará um profissional diferenciado neste mercado.
É
esta combinação de diferentes instrumentos que caracterizam o processo de
ensino-aprendizagem proposto que tornam a metodologia empregada mais eficaz e
mais apta a produzir melhores resultados na formação profissional dos alunos.
9. Sistema de Avaliação da Aprendizagem
As diferentes disciplinas do curso fazem uso de
um sistema de avaliação da aprendizagem discente que privilegia a realização de
provas individuais realizadas ao final de cada disciplina combinadas com
atividades realizadas em sala de aula. Se nas avaliações o aluno obtiver nota menor
que 7 (sete), deverá realizar nova avaliação, a ser agendada pela Coordenação
da Faculdade.
10. Corpo Docente
O corpo docente do MBA em Gestão de Recursos
Humanos é composto por professores especialistas, mestres e doutores, com larga
experiência profissional nas áreas em que atuarão como docentes. Trata-se de um
conjunto de professores com larga experiência docente, e também dotados de
ótima experiência profissional necessária no processo de construção das
competências e habilidades que este projeto se propõe a desenvolver em seus
alunos.
11. Carga horária
360
horas, oferecidas em regime presencial.
12. Responsáveis pela Concepção e Gestão
do Projeto
Alexandre César
Motta de Castro
Mestre
em Administração com ênfase em planejamento organizacional e gestão de recursos
humanos pela PUC Rio. MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV / RJ.
Economista pela PUC Rio. Possui 10 anos de destacada experiência profissional
em cargos de coordenação e direção de importantes Instituições de Ensino
Superior. Professor de cursos de graduação e pós-graduação em disciplinas das
áreas de Marketing, Recursos Humanos, Planejamento Organizacional e
Gerenciamento de Projetos. Vivência como facilitador em programas de
treinamento e desenvolvimento de competências e habilidades técnicas e
gerenciais. Experiente na implementação de projetos de consultoria em gestão de
recursos humanos e organização de empresas.
Renata Herta
Weiss
Mestre
em Administração pela FGV / RJ. Bacharel em Ciências Econômicas
pela UERJ. Exerce a função de docente em cursos de graduação e pós-graduação em
Instituições de Ensino Superior desde 1999. Vivência como facilitadora em
programas de treinamento e desenvolvimento de competências e habilidades
técnicas e gerenciais. Possui cerca de 7 anos de experiência em funções de
coordenação acadêmica e operacional de importantes Instituições de Ensino
Superior, participando ativamente de equipes de desenvolvimento de novos
projetos. Possui experiência relevante na concepção e implementação de projetos
didático-pedagógicos de cursos de Graduação, Superiores de Tecnologia e de
Pós-graduação.
Mais informações:
Telefones: (83)3337-5493/8828-6461/9983-0505
E-mail: recepcao.fcg@angloamericano.edu.br
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